Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prefeitura inicia vacinação contra raiva nesta segunda-feira

Da Redação

Em 24/08/2009 às 09:23

A Prefeitura de Presidente Prudente inicia nesta segunda-feira (24) a Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal. São 56 postos de vacinação por toda a cidade, sendo que, destes, dois são fixos – Parque de Uso Múltiplo (PUM) e Centro de Controle de Zoonozes – até 29 de agosto, quando acaba a campanha na área urbana. De 31 de agosto a 4 de setembro, a vacinação ocorre na zona rural de Prudente e nos distritos.

O horário em que as pessoas poderão vacinar seus cães e gatos será das 8h às 17h. Este ano, segundo o médico veterinário da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) Célio Nereu Soares, a campanha terá uma novidade. 

“Quem tiver mais de dez animais em casa pode ligar para a Vigilância Epidemiológica e passar o endereço que vamos até a residência aplicar as vacinas”, afirma. O veterinário ressalta, no entanto, que os bichos precisam ter mais de cinco meses de idade para garantir que não haverá efeitos colaterais.

A meta da VEM é imunizar 80% da população de cães e gatos da cidade. De acordo com dados do órgão, Prudente possui hoje uma estimativa mínima de 51.541 cachorros e 4.581 felinos. Para cumprir meta, terá que vacinar pelo menos 31.840 cães e 3.665 gatos.

Soares lembra que é essencial as pessoas não deixarem de imunizar seus animais de estimação. “A raiva não tem cura. Se tiver a doença tem que sacrificar. Além disso, a raiva pode passar para os humanos. Então, é muito importante que todos se conscientizem e levem seu bichinho para tomar a vacina”, alerta Soares.

A população tem à disposição nove pontos de vacinação. Os locais são na praça do distrito policial e no Parque do Povo do Conjunto Habitacional Ana Jacinta; praça ao lado do campo de futebol do Mário Amato; praça da feira do Jardim Vale do Sol; posto de saúde do Jardim Monte Alto e Parque Cedral; praça do Jardim Jequitibás; praça da Rua do Ipê roxo na Cecap; praça das Andorinhas na Cohab; na Escola Estadual do Jardim Mediterrâneo; e no Bar do Idalício no Jardim Balneário (das 8h às 12h). Além destas opções, as vacinas estarão disponíveis no PUM e no Centro de Zoonozes.

A Vigilância Epidemiológica solicita aos donos que tiverem a carteira de vacinas de seu animal guardada para que leve até o local de vacinação. Já quem não possuir o controle, deve comparecer mesmo assim que será disponibilizada uma nova cédula com as doses tomadas.

Para a realização da Campanha, a VEM conta com o apoio da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Ao todo, trabalharão do mutirão cerca de 100 pessoas entre funcionários públicos e estudantes de medicina veterinária.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.