Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Paratleta prudentina conquista ouro inédito no mundial

Da Redação

Em 04/02/2011 às 13:57

Jerusa e o marido Luiz Henrique visitaram o prefeito e levaram as medalhas

(Foto: Olímpio Moura/AI)

A paratleta prudentina Jerusa dos Santos conquistou a inédita medalha de ouro no Mundial Paraolímpico da Nova Zelândia no revezamento 4 x 100, com o tempo de 50 segundos e 51 centésimos. Ela acaba de voltar da competição e esteve na manhã desta sexta-feira (4) com o prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã), no gabinete do Paço Municipal.

Deficiente visual, Jerusa tem como guia o atleta Luiz Henrique Barbosa da Silva, que é seu marido.

A medalha de ouro foi obtida junto com Ana Tecia, de São José do Rio Preto, Terezinha de Jesus, de Curitiba (PR), e Ádria Santos, de Joinville (SC).

Na disputa individual, Jerusa foi prata duas vezes, nos 100 e nos 200 metros, respectivamente com os tempos de 12 segundos e 52 centésimos e 26 segundos e 92 centésimos.

Acreana da capital Rio Branco, a medalhista mundial paraolímpica foi perdendo a visão gradativamente. Aos 18 anos de idade já não enxergava mais. Foi numa entidade de amparo a deficientes visuais que passou a se interessar pelo esporte, que é o Lar dos Deficientes do Acre. Já se vão dez anos. Jerusa agora está com 28.

Além de superar a deficiência, a obstinada atleta supera a distância de seus pais – inclusive na condição de filha única. Primeiro, trocou Rio Branco por Cuiabá, no Mato Grosso. Foi lá que conheceu Luiz Henrique, matogrossense de Colider.

Em setembro de 2008 foram para os Jogos Paraolímpicos de Pequim. Jerusa conquistou bronze. No retorno ao Brasil, o casal optou em buscar um melhor apoio e elegeu Presidente Prudente, para onde se mudou em novembro do mesmo ano. “Aqui é bem melhor”, afirma Luiz Henrique.

Jerusa é amparada com Bolsa Atleta do Comitê Paraolímpico Brasileiro, instituição que tem o aporte da Caixa Econômica Federal. “Para que tenhamos o auxílio, dependemos de bons resultados”, conta Luiz Henrique.    

O prefeito Tupã manifestou o reconhecimento público pela expressiva conquista, parabenizou o casal e firmou compromisso em ampliar a ajuda aos atletas para-olímpicos em Prudente. Solicitou da secretária municipal de Esportes, Maria Cristina Borges Madeiral Netto (Tute) que tome providências neste sentido.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.