Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Audiência debate retirada do Camelódromo da praça

Rogério Mative

Em 27/04/2011 às 15:40

Inquérito de 2008 apura invasão da praça

(Foto: Arquivo/Thiago Ferri)

Será realizada nessa quinta-feira (28) mais uma audiência com o objetivo de acordo entre Prefeitura de Presidente Prudente, Ministério Público Estadual (MPE) e boxistas do Shopping Popular para a retirada do Camelódromo instalado na Praça da Bandeira, área central da cidade, e consecutivamente a revitalização da área, como propõe um inquérito aberto em 2008, conforme o Portal adiantou.

O MPE deve propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a Prefeitura. Segundo o promotor de Justiça, Marcos Akira, a primeira audiência não será suficiente para chegar a um consenso.

"Vou ouvir a proposta da Prefeitura. Espero que tenhamos pelo menos algumas ideias sobre a resolução do problema. Será difícil chegarmos a um acordo durante essa reunião. Mas podemos ter vários avanços", sinaliza.

Akira adianta que o MPE apenas apontará o que tem que ser feito pela Prefeitura. "Não tem como a gente falar para fazer algo. Senão vamos incidir a esfera do Executivo. Só apontaremos o que tem que ser feito. Como vai tirar e onde será posto o Camelódromo é a Prefeitura que decidirá", afirma o promotor.

Há menos de 30 dias no cargo, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Mura, revela que pedirá um prazo para solucionar o problema. "De prontidão não temos soluções para o caso. O que a gente pensa é em outro local para os boxistas. Mas é difícil achar área que comporte o Camelódromo".

Mura acredita em posição flexível por parte da Procuradoria. "Vamos pedir um prazo para o MPE e estudar outra solução. Não tem como tirar os boxistas agora. Só se tiver uma ordem judicial. Nessa semana já tivemos uma reunião sobre barracas de lanches espalhadas pela cidade. Pensei que iam mandar tirar, mas só pediram a readequação e padronização delas", conclui.

Inquérito

O inquérito foi sugerido pelo promotor de Justiça de Meio Ambiente Nelson Bugalho, em 2008, com o objetivo de o Ministério Público do Estado apurar responsabilidades pela invasão da praça.

O processo sugeria os galpões da América Latina Logística (ALL), que ficam ao lado da Praça da Bandeira, para abrigar os camelôs. Porém, o prédio da antiga estação ferroviária abriga órgãos da Prefeitura, como o Procon e a Casa do Artesão. Até mesmo o antigo expurgo - atual Poupatempo - foi cogitado, mas os boxistas não aceitaram deixar a área central.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.