Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente tem coreografia campeã em abertura dos Jori

Da Redação

Em 10/05/2012 às 18:29

Delegação prudentina emocionou o público e jurados na tarde desta quinta-feira

(Foto: Secom)

Presidente Prudente estreou com o pé direito na 16ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori), que começou nesta quinta-feira (10) em Presidente Venceslau. Na modalidade coreografia, que abriu as competições nesta tarde, o município garantiu o lugar mais alto do pódio com a apresentação “Cisne Branco”.

A coreografia, que somou nove pontos no total, e deu as 15 prudentinas representantes o título de campeãs na modalidade. Até a primeira dama do Estado, Lú Alckimin, parabenizou a performance das “meninas” em quadra. Dracena foi vice-campeã com sete pontos totalizados, enquanto que Tupi Paulista acabou em terceiro ao somar seis pontos.

No ano passado, as prudentinas já haviam garantido o título de campeãs nos Jori de Ourinhos. Desta vez, 12 cidades participaram da disputa em Venceslau. Além das três primeiras colocadas, tiveram representantes na quadra as cidades de Osvaldo Cruz, Ouro Verde, Presidente Venceslau, Presidente Bernardes, Pacaembu, São João do Pau DAlho, Emilianópolis, Flórida Paulista e Junqueirópolis.

Vestidas de oficiais da Marinha do Brasil, as idosas que representaram Prudente ensaiaram aproximadamente um ano com a coreógrafa Ioma Buonamici Lopes, sob a coordenação da professora Márcia Rosas. A coreógrafa explica que desta vez a dança teve como principal objetivo homenagear as Forças Armadas Brasileiras. “O que quisemos transpassar com a coreografia foi a força dos homens de bens que lutam pela nossa segurança, os chamados pracinhas, soldados veteranos do Exército Brasileiro que foram enviados para integrar as forças aliadas contra o nazi-fascismo na Segunda Guerra Mundial, em 1945. Ao mesmo tempo, também quisemos homenagear os policiais militares, a aeronáutica e o Exército, forças determinadas com relação à coragem, bravura e honestidade. Enfim, foi uma homenagem aos homens considerados de verdade”, explicou.

Foram aproximadamente cinco minutos de apresentação. Integrante do grupo, a escritora Bia de Alencar dizia em tom de ansiedade, antes da apresentação, a responsabilidade de vestir a farda referente ao figurino. “Estamos representando a Marinha do Brasil e pelo que vejo, no ginásio está tudo conspirando a nosso favor. As cores da bandeira nacional estão na própria quadra e nos balões que enfeitam esse espaço. Nós somos a ordem e o progresso, a defesa das nossas milhas marítimas”, filosofava.

Já a integrante de mais idade, a aposentada Tizuko Akamatsu Akagi, 80 anos, também acreditava no resultado alcançado. “Eu me sinto bem como se fosse uma pessoa jovem. Sem contar que a dança traz inúmeros benefícios, como saúde, alegria e vontade de viver”, encerra.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.