Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente projeta vacinar 35 mil animais contra raiva

Da Redação

Em 14/06/2012 às 13:59

A novidade neste ano é que, além da vacina diferenciada, os profissionais do CCZ farão o trabalho sozinho

(Foto: Secom)

Depois de ser suspensa pelo Estado em 2010 - em razão de reações adversas provocadas em cães e gatos, levando inclusive muitos à morte -, a campanha de vacinação antirrábica volta ser realizada em Presidente Prudente. Com vacina diferenciada, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) espera imunizar 35 mil animais no município.

De acordo com o diretor do CCZ, o médico veterinário Célio Nereu Soares, o trabalho de prevenção contra a raiva animal começa já próximo dia 25, nos conjuntos habitacionais Ana Jacinta e Mário Amato. A vacinação se estenderá até o dia 18 de julho. Até lá, mais de 50 bairros serão percorridos pelos agentes de apoio de controle de zoonoses.

A novidade neste ano é que, além da vacina diferenciada, os profissionais do CCZ farão o trabalho sozinho. Até em anos anteriores, alunos da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) davam apoio à ação.

De acordo com o diretor do CCZ, neste ano a projeção da Secretaria de Estado da Saúde é imunizar no município pelo menos 35.111 animais, sendo 31.092 cães e 4.019 gatos. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu 38.849 doses.

"Se consideramos nosso censo canino, onde contabilizamos 46.082 cães e 6.098 gatos, a projeção do Estado é bem inferior ao total de animais existentes na cidade. Só que é preciso levar em consideração também que existem proprietários que optam pela vacinação em clínicas particulares ou ainda aqueles que preferem adquirir em lojas para aplicar em casa. Por isso, a quantidade de animais a serem vacinados deve ser esta mesma estimada pelo Estado", analisa.

A projeção do Estado é feita através da quantidade de animais vacinados na última campanha. Neste caso, em 2009, a vacina foi aplicada em 34.239 animais domésticos, dos quais 30.789 cachorros e 3.450 gatos.

Nova vacina

Soares garante que a população pode ficar despreocupada quanto à vacina que será fornecida gratuitamente. Segundo ele, trata-se da Rabisin-i, proteção inativada contra a raiva canina e normalmente oferecida em clínicas veterinárias particulares.

"Aquele risco que ocorreu há dois anos, da reação adversa constatada em muitos animais que receberam a dose, não existe nessa vacina. A população pode ficar despreocupada porque ela é importada, fabricada na França pelo laboratório Merial Saúde Animal. Oferece uma confiabilidade e uma segurança muito maior", confirma.

A campanha antirrábica 2012 teve início no Estado de São Paulo no dia 21 de maio. Na região, apenas três municípios com risco epidemiológico e onde foram encontrados cães e/ou gatos raivosos, além de morcegos infectados, realizaram a vacinação até agora. São eles: Presidente Venceslau, Regente Feijó e Osvaldo Cruz.

"O que é importante à população saber é que a vacina é prevenção. Embora há anos não temos registrado raiva em animais, existem em circulação morcegos infectados com a doença que não tem cura. O último caso em Prudente, por exemplo, foi registrado no fim de 2009, quando um morcego raivoso foi encontrado por um morador em sua residência. Na época, capturamos o animal, que após exames realizados veio a confirmação", lembra, acrescentado que a raiva, quando observada em animais domésticos, pode ser transmitida entre si através da saliva.

Durante o andamento da campanha, o CCZ será o único posto de vacinação permanente. Assim como em alguns bairros, funcionará das 8h às 17h, sem interrupção para o almoço.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.