Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Programa Mulheres de Peito é lançado em São Paulo

Da Redação

Em 26/12/2013 às 16:58

(Foto: José Luís da Conceição/Portal do Governo SP)

Foi lançado nesta quinta-feira (26) o programa estadual "Mulheres de Peito", que pretende incentivar as mulheres entre 50 e 69 anos a realizarem exames de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e estimular o diagnóstico precoce da doença.

A primeira carreta itinerante permanecerá por 30 dias na rua Adolfo Pinheiro, no bairro de Santo Amaro, zona sul de São Paulo. Serão, ao todo, quatro carretas móveis e um caminhão adaptado percorrendo o Estado a partir de 2014, em locais distantes, onde o exame não é oferecido.

Além de mamógrafo, o veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

"Hoje começa a funcionar um serviço novo, o Mulheres de Peito. Vai funcionar de segunda a sexta, das 8h da manhã às 20h, e aos sábados até as 13h. A primeira carreta está aqui em Santo Amaro e nós teremos mais três, totalizando quatro carretas, que vão para a Região Metropolitana, e também um caminhão que vai para o interior", disse o governador Geraldo Alckmin.

A carreta possibilitará a realização de cerca de 60 mil exames de mamografia a mais por ano. O Governo do Estado investirá R$ 14 milhões nas unidades móveis. O governador destacou que o exame é feito imediatamente. A recomendação é para que mulheres com mais de 50 anos façam o exame, mulheres com menos de 50 anos também podem fazer ser atendidas, se houver indicação médica.

"[O equipamento] faz a mamografia na hora, tem o resultado em dois dias. Se houver alguma suspeita, ela faz na mesma carreta a ultrassonografia", explicou Alckmin. Se houver necessidade, também serão realizados exames como biópsia e exame de tecido (histológico). Caso seja diagnosticado câncer, a mulher é encaminhada para tratamento. (Informações do Portal do Governo do Estado)

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.