Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Ovelha tem quadrigêmeos em assentamento do Pontal

Da Redação

Em 24/07/2014 às 12:47

Produtor Maurino de Oliveira, responsável pelo plantel, ficou surpreso com a situação incomum

(Foto: Cedida/AI)

Em um caso raro, uma ovelha da raça Santa Inês pariu, há cerca de duas semanas, quatro fêmeas no Assentamento Estadual Santa Cristina, em Mirante do Paranapanema. O produtor Maurino de Oliveira, responsável pelo plantel, ficou surpreso com a situação incomum.  

As quadrigêmeas são frutos do pioneirismo do Programa de Diversificação da Produção/ Subprograma Pequenos Animais, fomentado há 14 anos pela Fundação Itesp, por meio do Grupo Técnico Sistemas Produtivos da Gerência de Produção e Renda da Diretoria Adjunta de Políticas de Desenvolvimento.

Nos últimos cinco anos, o Itesp investiu R$ 254 mil na aquisição de 660 animais das espécies caprina e ovina -  528 fêmeas e 132 machos. Ao todo, foram desenvolvidos 132 projetos nos assentamentos, atendidos pela instituição no estado, que beneficiaram igual número de famílias. Cada projeto conta com 4 matrizes e 1 reprodutor.

O fornecimento dos animais é uma alternativa para diversificar a produção e renda, seja para produção leiteira, venda dos animais ou carne. A contrapartida do assentado beneficiário é o repasse de ovelhas ou caprinos, em igual número ao recebido, a outro produtor assentado em um período de até cinco anos.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.