Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente conta com projeto gratuito de equoterapia para reabilitação

Da Redação

Em 24/07/2014 às 15:41

Guilherme da Silva começou o tratamento no início deste ano

(Foto: Gabriela Oliveira/AI)

A equoterapia é uma forma terapêutica e educacional que utiliza o cavalo, visando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais. Desde 2005, Presidente Prudente conta com um programa de atuação multidisciplinar na reabilitação equestre. Em 2010, a iniciativa passou a ser realizada no Centro de Reabilitação Equestre, no campus II da Unoeste.

Maria Tereza Arteiro Prado ministras aulas no curso de Fisioterapia da instituição e é a responsável pelo programa. Ela revela que este ambiente foi construído conforme as diretrizes estabelecidas pela Associação Nacional de Equoterapia (Ande). “Atendemos gratuitamente pessoas com deficiências física e intelectual de toda a comunidade. É importante destacar que, além dos alunos da Fisioterapia, este trabalho tem a participação de acadêmicos de Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Psicologia e Zootecnia, sempre sob supervisão docente”.

Segundo ela, esta atuação multidisciplinar beneficia todos que estão direta ou indiretamente envolvidos. “Para os universitários, este trabalho em grupo proporciona uma experiência ímpar, que contribui para a formação de perfis diferenciados. Já os familiares que acompanham as sessões ficam mais sensibilizados e se sentem como parte do programa”.

A professora diz que é nítida a evolução dos praticantes durante as sessões de equoterapia. “A relação com o animal proporciona um afeto muito grande, o que facilita o desenvolvimento nas atividades terapêuticas.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.