Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Podas radicais geram 20 audiências por semana em PP

Da Redação

Em 29/07/2014 às 15:43

Em continuidade ao Programa "Prudente Mais Verde", foi realizada a conclusão do plantio de 70 mudas da espécie Pau Brasil no Bosque Municipal "Joana Angélica", no Parque Higienópolis

(Foto: Secom)

Atualmente, o Programa "Prudente Mais Verde" busca aumentar a arborização em Presidente Prudente através de plantios em vários espaços públicos. Porém, na contramão, erradicações desnecessárias e podas radicais resultam em 20 audiências por semana na Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.

Para o promotor do Meio Ambiente, André Felício Tuffy, a população prudentina ainda não tem a preocupação necessária com a manutenção de árvores na cidade. “Em Prudente, percebemos que a população não tem a preocupação necessária com o cuidado das plantas, das árvores. Percebemos erradicações desnecessárias, comumente podas drásticas em árvores", reclama.

"Para quem não sabe, a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente realiza por semana, em média, mais de 20 audiências onde as pessoas que fazem a poda radical são multadas. Isso é um acordo feito entre a pessoa que causou o prejuízo ao meio ambiente e a promotoria, porque caso contrário isso é um crime e também tem a sansão civil que existe a necessidade de haver uma compensação ambiental”, frisa o promotor.

Tuffy conta que muitos prudentinos alegam não ter conhecimento sobre o limite de podas ou, muitas vezes, “dizem que foi o jardineiro”. Segundo ele, mesmo assim, os argumentos não são desculpas e perante ao direito ambiental não existe a isenção de responsabilidade.

“As multas variam de R$ 250 a R$ 3.500, conforme o tanto que a árvore foi danificada, a quantidade de árvores danificadas ou vítima de uma poda drástica. A população precisa saber que tem uma Secretaria do Meio Ambiente, onde prestam informações. Não façam podas drásticas sem orientação, isso é crime, ofensa ao meio ambiente e gerará responsabilização”, conclui.

Mais verde
 
Em continuidade ao Programa "Prudente Mais Verde", na manhã desta terça-feira (29), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea) realizou a conclusão do plantio de 70 mudas da espécie Pau Brasil no Bosque Municipal "Joana Angélica", no Parque Higienópolis.

Na ação, que contou com a presença do autor do projeto de lei que originou o projeto, Ênio Perrone (PSD), foram reveladas novidades para o espaço. “É um local que a comunidade frequenta, utiliza para caminhada, e o bosque deverá ser adaptado com trilha, iluminação e colocação de rede de água, para dar mais comodidade, facilidade e utilidade ao espaço”, informou o secretário da pasta, Wilson Portella.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.