Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Método para retirada de cálculos é apresentado no HR

Da Redação

Em 20/09/2014 às 17:50

Participantes foram apresentados às questões técnicas relacionadas ao procedimento, no auditório do hospital

(Foto: Cedida/AI)

Urologistas de 10 municípios do interior paulista estiveram, neste sábado (20), no Hospital Regional de Presidente Prudente, para aprimorarem o conhecimento a respeito de um método minimamente invasivo para retirada de cálculos renais.

Trata-se da ureteronolitrotripsia flexível à laser que, conforme o médico urologista do HR, Oscar Rubini, está entre as cirurgias mais modernas para retirada de “pedra no rim”, já que não necessita de incisões ou internações prolongadas.

Após serem apresentados às questões técnicas relacionadas ao procedimento, no auditório do hospital, os 17 participantes da capacitação foram ao centro cirúrgico e assistiram a duas cirurgias com o maquinário avançado, por meio de videoconferência.  Os pacientes submetidos à intervenção cirúrgica, um homem e uma mulher, concordaram em colaborar com a capacitação médica.

Cada cirurgia durou em média uma hora e foi acompanhada por explicações dos médicos da empresa Cook Urological, de Ribeirão Preto, que conduziram a demonstração. De acordo com Rubini, foi uma oportunidade para que os urologistas possam adquirir mais domínio sobre a técnica e possam aplicá-la em suas cidades de origem.

“Esse tipo de cirurgia é utilizada quando não é possível fazer o tratamento do cálculo por outros métodos, sem contar que é minimamente invasiva e evita danos ao rim”, expõe o médico. A princípio, tal procedimento está disponível apenas na rede particular, mas Rubini reforça o empenho em torná-lo disponível também pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os urologistas que participaram do treinamento são de Presidente Prudente, Adamantina, Paraguaçu Paulista, Dracena, Presidente Venceslau e mais outras cinco cidades do interior: Araçatuba, Ilha Solteira, Fernandópolis, Andradina e Lins.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.