Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Ação conscientiza sobre cuidados com a dengue no cemitério de PP

Da Redação

Em 29/10/2014 às 15:45

Durante a ação, houve entrega de kits educativos aos motoristas que passaram defronte ao cemitério

(Foto: Secom)

A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) realizou, na manhã desta quarta-feira (29), a ação de conscientização no Cemitério Municipal São João Batista. A intenção, segundo a educadora de saúde do órgão, Elaine Bertacco, é alertar os munícipes sobre os cuidados que devem ser tomados para a não proliferação do mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue.

Durante a ação, houve entrega de kits educativos aos motoristas que passaram defronte ao cemitério. “Muitos munícipes que têm entes sepultados no local, ao prestar a homenagem em alusão ao [feriado de] Finados, deixam vasos com plásticos invólucros. Esses acumulam água e deixam a situação propícia para proliferação do mosquito. Além disso, muitos deixam também copos e vasos com água em capelas. Embora essas sejam fechadas, a chave fica no poder do proprietário e geralmente tem alguma janela, o que permite ao vetor da doença entrar no local e implantar ovos”, explica.

Elaine expõe que o cemitério é considerado ponto estratégico pela Vigilância Epidemiológica pelo fato de ao seu redor haver uma universidade e um hospital, o que faz com o que o fluxo de pessoas na região seja grande. “O transeunte não precisa entrar no cemitério para correr o risco de ser ferroado pelo Aedes Aegypti, pois o mosquito voa. Por isso pedimos para aqueles que vão prestar homenagens aos sepultados no local que tenham cuidado, pois a dengue é um problema sério e de todos”, destaca.

De acordo com ela, a VEM realiza vistoria no local a cada 15 dias. Ela diz também que a inspeção que antecede o feriado de Finados já foi promovida. “Agora, na segunda-feira [03/11], duas equipes retornam ao cemitério São João Batista para promover uma nova vistoria, retirando plásticos de vasos, copos com água, entre outros recipientes encontrados. Este trabalho demanda entre dois e três dias, se os munícipes colaborarem podemos realizá-lo em menor tempo. Além disso, se houver cooperação, a equipe que atuará aqui, pode ser descolada para outro ponto estratégico ou para algum bairro”, conclui.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.