Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Conselho deve debater transferências de padres

Mudanças "travadas" neste ano movimentam bastidores do clero de Prudente

ROGÉRIO MATIVE

Em 19/11/2014 às 12:40

A maior mudança de padres da história de Presidente Prudente pode ser oficializada na manhã dessa quinta-feira (20), durante reunião do Conselho Diocesano de Presbíteros. A transferência de 39 nomes, que causou efervescência nos bastidores do clero em outubro do ano passado, deve entrar novamente em discussão, conforme apurou o Portal.

Oficialmente, a Diocese de Presidente Prudente confirma apenas a reunião do conselho e diz que qualquer decisão será conhecida apenas no período da tarde. Porém, na manhã desta quarta-feira (19), o assunto foi abordado por duas vezes na Rádio Comercial AM 1440 KHz pelos seus comunicadores.

Segundo apuração do Portal, as transferências retornam à discussão devido a ordenação de três diáconos no próximo mês. Mas, durante o ano, a Diocese já promoveu 10 mudanças, entre janeiro a outubro, consideradas de "baixo impacto" devido aos nomes envolvidos.

Da lista divulgada no ano passado, estão presentes apenas os padres José Alves (Paróquia São Miguel Arcanjo de Piquerobi), Paulo Cesar (Paróquia Santa Terezinha de Mirante do Paranapanema), David Aparecido e Evandro Carbonário (Paróquia Nossa Senhora Perpétuo Socorro, Teodoro Sampaio), Jailton Pereira (Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Primavera).

Segundo a Diocese, alguns permanecerão até o fim de janeiro de 2015. Com o tempo limitado, poderão ser remanejados para outras paróquias.

Pressão e polêmica

Logo após comunicar a medida, no ano passado, o bispo Dom Benedito sofreu pressões internas. Publicamente, um padre chegou a pedir humildade ao bispo durante programa de rádio apontando que o chefe do clero prudentino tinha errado em promover "mudanças drásticas".  Mas, também houve quem defendesse as transferências.

Em  seguida, uma reunião a portas fechadas foi realizada pelos sacerdotes descontentes com o fato.

Após sofrer um acidente, Dom Benedito comunicou através de uma carta o adiamento das transferências alegando que cuidaria de sua saúde, além de revelar que conversaria individualmente com cada padre afetado pela mudança.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.