Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Dom Benedito especula própria saída após mudanças

Em coletiva, bispo revela nova troca de padres pós-Páscoa

ROGÉRIO MATIVE

Em 25/11/2014 às 16:40

De acordo com Dom Benedito, as mudanças ocorrerão com maior frequência no clero

(Foto: ROGÉRIO MATIVE)

"Buscando o bem pastoral", o bispo diocesano de Presidente Prudente, Dom Benedito Gonçalves, confirmou a mudança de nove padres até fevereiro de 2015. Neste ano, o número de transferências chegará a 19. Porém, após a Páscoa, as mexidas no clero continuarão.

Dentre as novas mudanças, Dom Benedito chegou a especular sua própria saída, durante coletiva à imprensa na tarde desta terça-feira (25). "Outras mudanças vão acontecer após a Páscoa. Também estou sujeito à mudança a qualquer hora. E não quer dizer castigo. O núncio [tipo de representante ou mensageiro na Igreja] pediu que todos os bispos se colocassem à disposição [caso ocorra mudanças]. Não foi falado nada comigo. É especulação minha [sobre deixar a Diocese de Prudente], mas pode ocorrer", disse.

Ainda segundo o bispo, as mudanças são realizadas para "o bem pastoral" ou quando há "dificuldades". "Para todos os padres, mudanças são como novos desafios. Eles levam riquezas para os lugares que vão. A tendência é crescer tanto o campo pastoral como os fiéis", pontuou.

"Uma dificuldade pastoral pode abreviar a permanência de um padre. A falta de adaptação pode ser um dos motivos. Daquela vez, a turbulência foi muito grande [quando anunciou uma lista de 39 sacerdotes]. Agora, todos foram favoráveis. Tudo dialogado", falou. Cabe ressaltar que o Conselho de Presbíteros é consultado, porém, a determinação cabe exclusivamente ao chefe do clero.

De acordo com Dom Benedito, as mudanças ocorrerão com maior frequência no clero. "De oito a 10 mudanças a cada seis meses". Além de padre Tuti, há 18 anos na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, da Vila Maristela, outra transferência terá um peso maior. O padre Everton Aparecido da Silva deixa o distrito de Primavera, em Rosana, para assumir a Paróquia de Nossa Senhora Mãe da Igreja (Seminário).

"Será uma preparação para ele, pois deve trabalhar na formação [de novos sacerdotes]. Monsenhor Miguel seguirá como vigário geral, pois é um cargo de confiança", concluiu.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.