Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Audiência debate situação do Hospital São João e "troca" por Caps

Da Redação

Em 26/11/2014 às 18:30

A situação financeira do Hospital Psiquiátrico São João, em Presidente Prudente, foi tema de audiência envolvendo representantes do Ministério Público Federal (MPE), Ministério da Saúde, Defensoria Pública Estadual, Prefeitura e Câmara Municipal. Também estiveram presentes na 3ª Vara do Fórum da Justiça Federal dirigentes das instituições Alan Kardec e Bezerra de Menezes.

O encontro desta quarta-feira (26) teve o objetivo de encontrar uma solução para a grave situação financeira que passa a unidade. Além disso, os hospitais pedem a continuidade da autorização para manter os serviços. "O Estado quer fechar hospitais psiquiátricos, mas não tem como. São vários pacientes que precisam de acompanhamento e internação e eles não têm para onde ir", diz a diretora do São João, Lilian Cristina Bordin.

Ainda segundo ela, o hospital que atende cerca de 180 pacientes funciona através de liminar. "Por enquanto ela garante nosso trabalho até dezembro", pontua.

Do outro lado, a Prefeitura deverá se organizar para a implantação de unidades de Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Caps-AD (Álcool e Drogas), conforme determinações do Ministério da Saúde.

Na audiência, o hospital solicitou aumento no repasse da diária por paciente, entre outras medidas, para evitar o seu fechamento.

Sem solução

Neste ano, representantes do Hospital São João procuraram a Câmara Municipal por apoio. No fim do mês passado, funcionários realizaram uma manifestação visando chamar atenção da população prudentina. Porém, mesmo com todas as ações - inclusive com a audiência desta quarta -, a entidade ainda não encontrou uma saída para a situação.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.