Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Audiência debate reestruturação do transporte coletivo de PP

Plano de Mobilidade Urbana apontará pontos de conflito e possíveis soluções

ROGÉRIO MATIVE

Em 17/12/2014 às 12:11

A partir desta quarta-feira (17), Presidente Prudente começará a debater o Plano de Mobilidade Urbana, que visa readequar as linhas do transporte coletivo, garantir a acessibilidade e o fluxo de veículos em pontos de grande pico.

A audiência pública será realizada na Câmara Municipal em duas etapas. Nesta quarta, às 15h, a Secretaria Municipal de Assuntos Viários (Semav) apresenta o Plano de Mobilidade Urbana. "O objetivo é a discussão junto à população e entidades sobre o plano da cidade, que será apresentado. Nele, serão expostos todos os pontos, como transporte coletivo, pedestres, ciclovias, entre outros", explica o secretário da Semav, Oswaldo Bosquet.

Além da população, devem participar representantes do Ministério Público, ONGs, vereadores e entidades. Na quinta-feira (18), no mesmo horário, a audiência será direcionada ao transporte coletivo. "Na segunda audiência, trataremos da reestruturação do transporte coletivo, com a construção de quatro terminais e a interligação de todos, além de uma nova distribuição de linhas. A ideia é que os passageiros esperem pouco nos pontos e cheguem com maior rapidez ao seu destino", pontua.

Para isso, foi realizado estudo onde a população foi ouvida sobre o que precisa melhorar no transporte coletivo, como itinerários, conforto dos ônibus, pontos de embarque, entre outros aspectos. Atualmente, os ônibus operam no sistema radial, modelo bairro/centro e centro-bairro, atendendo mais de 1,5 milhão de passageiros por mês.

Porém, o transporte coletivo não foi o único objeto de estudo. "Na pesquisa, foi realizada a qualificação de veículos, distribuição de linhas de ônibus, pontos críticos de fluxo, além de apontar possíveis soluções após a identificação de pontos de conflitos", fala Bosquet.

"Se não adotar a prevenção a tendência é piorar a situação. Precisamos pensar em um fluxo de veículos adequado dentro de um projeto a médio e longo prazo", conclui.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.