Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Com 36 casos, CCZ alerta sobre proliferação da Leishmaniose

Da Redação

Em 24/04/2015 às 15:27

Nesta sexta-feira (24), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) confirmou mais cinco casos de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) em Presidente Prudente. Desta vez, a doença acometeu animais dos residenciais Francisco Belo Galindo e São Paulo, além da Vila Verinha e dos jardins Cobral e Vale do Sol.

Com os novos casos, Prudente contabiliza 36 registros da doença no ano, sendo dois importados e 34 autóctones, ou seja, contraídos na cidade.

De acordo com o médico veterinário responsável pelo CCZ, Célio Nereu Soares, dos casos divulgados nesta sexta, todos os cães foram entregues ao órgão para eutanásia. "Todo trabalho de orientação em relação a doença já havia sido feito nos cinco logradouros", explica.

"A melhor maneira de evitar a leishmaniose canina é manter sempre o quintal da residência limpo, sem acúmulo de material em decomposição, como resto de vegetação, frutos e até mesmo fezes de animais. São estes locais mais propícios para depósito dos ovos do mosquito Palha, que transmite a doença tanto para animais quanto para humanos", pontua.

Soares alerta sobre a proliferação do mosquito na cidade. "Se realizarmos o controle do mosquito, iremos também controlar a patologia e a transmissão da mesma, evitando que ela acometa outros cães e munícipes”, conclui.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.