Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

"Mudança será feita aos poucos", diz Bosquet sobre transporte coletivo

Da Redação

Em 25/04/2015 às 11:11

Em breve, a estrutura do transporte coletivo de Presidente Prudente será modificada. Das atuais linhas centro/bairro e bairro/centro, o novo sistema adotado será o tronco-alimentador. A proposta foi debatida nesta semana, durante audiência pública na Câmara Municipal.

“Hoje temos as linhas centro/bairro e bairro/centro, que é um sistema radial. E o novo sistema que foi desenvolvido é conhecido como tronco-alimentador, onde temos linhas alimentadoras e troncais. As linhas ‘alimentadoras’ servirão os quatro novos terminais, ou seja, farão desde a extremidade do bairro até o terminal. Como fará somente esse percurso será mais eficaz. As linhas troncais farão o deslocamento entre eixos de articulação interligando os terminais e conduzindo a população ao seu destino”, informa Edson Marchioro, responsável pela empresa Edson Marchioro Arquitetura, Urbanismo e Engenharia S/S, que apresentou o projeto de reestruturação das linhas.

O secretário de Assuntos Viários, Oswaldo Bosquet, garante que a mudança será feita de forma gradativa, sem "assustar" a população. “Todos podem ficar tranquilos porque a mudança será feita aos poucos. Ou seja, aos poucos serão introduzidas as novas linhas, um novo conceito de transporte coletivo e todos vão perceber que esperarão menos tempo no ponto de ônibus e que chegarão mais rápido ao seu destino”, pontua.

A partir de agora, o edital será formalizado para que a concorrência pública seja aberta. “A partir da entrega dos projetos à empresa, a mesma colocará a construção dos quatro novos terminais no cronograma, mas é óbvio que a prefeitura vai querer que isso tenha início o mais rápido possível. A intenção é entregarmos toda reestruturação do transporte público ainda na gestão do prefeito Tupã [Milton Carlos de Mello]. Queremos que o projeto que foi criado por esta administração ganhe vida ainda nesta gestão”, destaca, lembrando que a reestruturação do transporte coletivo está orçada em R$ 3,5 milhões com contrapartida municipal.

Números

De acordo com o estudo, apenas 25% das pessoas que utilizam o transporte coletivo precisam se deslocar até o Centro. A mudança fará com que circulem menos ônibus na área central. Assim, reduzindo a frota, que hoje é de 117 ônibus para 96. O novo modelo deverá ser implantado em 18 meses.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.