Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Campanha de vacinação contra febre aftosa termina domingo

Da Redação

Em 27/05/2015 às 13:42

Criador deve observar alguns cuidados durante vacinação, como adquirir vacina somente em estabelecimentos cadastrados

(Foto: Arquivo)

No próximo domingo (31), termina o prazo para vacinação obrigatória de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade contra a febre aftosa. Com uma população estimada em 4,2 milhões de cabeças, o Estado de São Paulo não registra focos da doença há 19 anos.

Para garantir uma boa vacinação, o criador deve observar alguns cuidados, como adquirir vacina somente em estabelecimentos cadastrados pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária. A legislação proíbe o uso de vacinas contra a febre aftosa adquiridas em etapas de vacinação anteriores.

Além disso, a vacinação deve ser comunicada, até o dia 7 de junho, ao órgão oficial de Defesa Agropecuária ou por meio do sistema informatizado Gedave. É preciso ainda declarar todos os animais de outras espécies existentes na propriedade, tais como: equídeos (equinos, asininos e muares), suídeos (suínos, javalis e javaporco), ovinos, caprinos, aves (granjas de aves domésticas, criatórios de avestruzes).

A vacinação contra a febre aftosa é obrigatória. O criador que não vacinar ou não comunicar a vacinação terá de pagar R$ 106,25 por cabeça por deixar de vacinar e R$ 63,75 por cabeça por deixar de comunicar a vacinação.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.