Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Em Prudente, projeto insere deficientes visuais no goalball

Da Redação

Em 22/06/2015 às 17:04

Goalball é um esporte adaptado especialmente para cegos e pessoas com baixa visão

(Foto: Secom)

Ampliar a oferta de esportes entre as pessoas com deficiência. Esse é o objetivo dos professores do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Assistiva, Inclusão e Adaptações, do Departamento de Educação Física da Unesp, que apresentaram um jogo demonstrativo do esporte paralímpico goalball, nesta segunda-feira (22).

A proposta é viabilizar a quadra poliesportiva do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) como local de treinamentos das equipes que praticam o esporte, enquanto os professores da Unesp disponibilizarão estudantes bolsistas e os equipamentos para a parceria.

O goalball é um esporte adaptado especialmente para cegos e pessoas com baixa visão, reconhecido mundialmente. “A ideia desse esporte é que jogue numa quadra de 9x6 metros, onde três pessoas contra três lançam a bola e cada um tem um espaço delimitado de ação para que recepcionem a bola e lancem a mesma. É bem dinâmico, com tempo de reação. Como se fosse um gol a gol no futebol, com uma bola com guizo”, explica o professor Manoel Osmar Seabra Junior.

 “A iniciativa é importante porque no entorno do bairro temos vários deficientes visuais e não têm nenhum tipo de esporte para fazer. A Unesp já vem desenvolvendo esse trabalho com os assistidos da Associação e muda muitas as percepções, a saúde mental e física, que são benefícios do esporte na vida dessas pessoas. A abertura do CEU para a prática irá beneficiar e muito nossos assistidos”, encerra.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.