Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

PP pode "copiar" modelo do transporte coletivo de Dourados

ROGÉRIO MATIVE

Em 31/07/2015 às 13:49

Tupã foi recebido pelo prefeito Murilo Zauith e pelo presidente da Agência de Transporte e Trânsito (Agetran), Ahmad Hassan Gebara

(Foto: Cedida/AI)

Em meio a renovação de contrato com as empresas Pruden Express e TCPP e no aguardo de abertura de licitação no setor, a Prefeitura de Presidente Prudente estuda implantar o modelo utilizado no transporte coletivo de Dourados/MS.

Para isso, nessa quinta-feira (30), o prefeito Milton Carlos de Melo (Tupã) foi conhecer o Sistema Integrado de Transporte de Dourados (SIT Dourados). Ele foi recebido pelo prefeito Murilo Zauith e pelo presidente da Agência de Transporte e Trânsito (Agetran), Ahmad Hassan Gebara.

“Presidente Prudente tem uma estrutura semelhante à de Dourados, inclusive é uma cidade universitária com campus afastado do centro igual aqui e tem ainda várias cidades muito próximas. O modelo de Dourados vai se adaptar perfeitamente na realidade deles”, explica Gebara.

O SIT simplificou a cobrança de passagem através da integração em 100% da frota. Recentemente, foi introduzido o bilhete eletrônico, algo parecido com o sistema implantado em Prudente. “O modelo que criamos aqui para Dourados é moderno e eficiente e que ao longo do tempo de implantação vai colocar Dourados num novo patamar de qualidade no transporte coletivo. No edital já prevemos a modernização da frota de ônibus e as mudanças nas linhas e troncos vão melhorar muito a vida da população”, ressalta Zauith.

Com 207 mil habitantes, o transporte coletivo de Dourados conta com 23 linhas e quatro ramais, além de uma frota com 77 veículos.

Ponto comum

O SIT foi desenvolvido e implantado em Dourados após estudo realizado por Edson Marchioro, diretor da empresa Edson Marchioro Arquitetura, Urbanismo e Engenharia S/S.

Em Prudente, Marchioro foi responsável pela apresentação do Plano de Mobilidade Urbana, além do Plano de Reestruturação do Transporte Coletivo, onde apontou a necessidade de redução da frota através de remanejamento de linhas e troca do sistema radial (bairro/centro e centro/bairro) para tronco-alimentador.
 

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