Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Exposição apresenta pop art de Claudio Tozzi no Matarazzo

Da Redação

Em 07/10/2015 às 09:03

Mostra tem serigrafias, pinturas e gravuras do artista paulistano

(Foto: Divulgação)

Aberta para visitação a partir de sexta-feira (9), a exposição "Canteiro de Obras", apresentará as experiências de Claudio Tozzi, ainda como um jovem artista na década de 1960. A mostra segue em cartaz no Centro Cultural Matarazzo até o dia 29 de novembro, com visitação gratuita de segunda a domingo, das 9h às 22h.

Realizada pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente, a mostra, com 36 obras, traz serigrafias, pinturas e gravuras de Tozzi, um dos primeiros a criar obras sobre os protestos dos estudantes contra a ditadura militar e apresentar as transformações do universo feminino.

Os paradoxos da época são retratados nas obras de Tozzi, que provocou polêmica e se manteve na vanguarda. Para criar analogias com a serigrafia, ele usa um rolo de borracha com a superfície reticulada como principal ferramenta de trabalho.

O artista, adepto da pop art, manipula cores e elementos gráficos ora com temas metafóricos, ora construtivos e busca sempre se desvincular da pintura intelectual, alcançando um racionalismo cromático em toda sua obra.

A exibição ainda conta com litogravura, técnica de desenho sobre pedra calcária, entre outras técnicas visuais. O técnico de programação do Sesc Thermas Nilo Mortara conta que Claudio Tiozzi é “um artista de relevância social desde a década de 1960, por isso, será realizada uma retrospectiva das obras do artista paulistano”.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.