Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Licitação prevê retirada gradual de cobradores em PP

ROGÉRIO MATIVE

Em 06/02/2016 às 14:29

Atualmente, das 47 linhas ativas, poucos sãos os coletivos que circulam com cobradores

(Foto: Arquivo/Secom)

Datilógrafo, leiteiro, alfaiate. Essas são algumas das profissões que foram praticamente extintas no mercado mundial. Em Presidente Prudente, a figura do cobrador em ônibus coletivos deve desaparecer do cotidiano de quem utiliza o serviço "de forma gradual". O ponto final para a categoria deve ser dado com a implantação do sistema de biometria facial nas catracas e utilização obrigatória de cartões recarregáveis.

A nova tecnologia está prevista no edital de licitação para a escolha das novas empresas que vão operar o transporte coletivo na cidade, anunciado pela Prefeitura nesta semana. Desde a regulamentação do serviço, esta será a primeira vez que o município realizará, de forma objetiva, certame no setor.

Em 53 anos, Prudente foi servida por três empresas: Brasília, TCPP e Pruden Express, as duas últimas responsáveis pelo transporte de passageiros desde 1993, após intervenção que culminou em falência da antiga prestadora.

Fim da categoria

Atualmente, das 47 linhas ativas, poucos sãos os coletivos que circulam com cobradores da frota de 117 veículos. "A retirada dos cobradores será de forma gradual. Por enquanto, vai iniciar operando de forma mista, com ou sem cobrador", revela o secretário municipal de Assuntos Viários, Oswaldo Bosquet.

A extinção da categoria não será exclusividade para Prudente. Em várias cidades do país, o transporte coletivo já opera sem o cobrador. Sorocaba, por exemplo, implantou o sistema eletrônico no início da década de 90.

O motivo

O novo sistema contará com a tecnologia de biometria facial. "Quando a pessoa passar o cartão também será identificada. Ela terá que ser realmente a dona do passe. O edital prevê bilhetagem eletrônica", diz Bosquet.

"Ou seja, a face terá que coincidir com o nome do cadastrado, evitando que uma pessoa com gratuidade o benefício passe à outra pessoa. Caso empreste, o mesmo será bloqueado e o dono terá que ir à Central Operacional, podendo ser advertida e ter o benefício suspenso”, revela.

Melhorias

Entre as mudanças que o transporte de passageiros sofrerá, o trajeto de algumas linhas será "acelerado". "Com o passar dos tempos, as linhas foram esticadas devido a criação de novos loteamentos na cidade. Hoje, a linha da Cohab/Brasil Novo é feita em 55 minutos. Com o novo sistema, deve ser realizada em 20 minutos", pontua.

"Todos os veículos serão dotados com aparelho GPS. Isso possibilitará um maior controle do número de passageiros e rapidez para sanar problemas. O usuário também poderá acompanhar todo o percurso e saber até os minutos que faltam para o coletivo passar no ponto através de aplicativo no celular", comemora.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.