Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

VEM vistoria 1,4 mil imóveis em levantamento do IB

ROGÉRIO MATIVE

Em 30/04/2016 às 12:38

Ao todo, 4.200 imóveis devem ser vistoriados em quatro levantamentos, sendo 600 em cada área

(Foto: Arquivo/Secom)

Na próxima segunda-feira (2), a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) iniciará o levantamento do Índice Breteau (IB) e do Índice de Infestação Predial (IIP). Serão vistoriados 1,4 mil imóveis em Presidente Prudente. A ação faz parte para estratégias de combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue. Neste ano, a cidade registra mais de 8 mil casos da doença.

“Ao todo, 4.200 imóveis devem ser vistoriados, sendo 600 em cada área. No check list do agente de Saúde tem 40 itens que serão avaliados. É a partir daí que temos conhecimento dos criadouros mais encontrados e das ações que devem ser direcionadas para cada área. Além disso, é importante sabermos o índice de infestação do mosquito no município”, explica Elaine Bertacco, educadora de Saúde da VEM.

Ela pede que a população facilite a entrada dos agentes nos imóveis. "Bem como acompanhem a vistoria do mesmo para que tenham conhecimento dos locais que possam ser possíveis criadouros do Aedes", pontua.

Mesmo no frio

Em Prudente, são 8.226 casos de dengue em apenas quatro meses. Em abril, foram 304 diagnosticadas com a doença. Apesar da aparente queda e do frio que chegou, a educadora faz um alerta.

"No período de temperatura baixa o número de registro positivo de dengue diminui consideravelmente. Entretanto, mesmo no frio o mosquito continua se desenvolvendo e por isso os cuidados têm que ser durante o ano todo. Demora um pouco mais a evolução do mosquito no frio se comparada ao verão, quando em uma semana temos um ciclo completo do mosquito”, expõe.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.