Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

VEM inicia busca por transmissor de chagas nos distritos

Da Redação

Em 23/07/2016 às 16:45

Caso sejam encontrados vetores, eles serão enviados para a Superintendência do Controle de Endemias (Sucen) para que sejam identificados

(Foto: Arquivo)

Nos próximos dias, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) iniciará a Campanha Municipal de Intensificação do Programa Chagas. A primeira etapa de busca pelos triatomíneos - grupo dos barbeiros, transmissores da doença - será nos distritos de Presidente Prudente.

Caso sejam encontrados vetores, eles serão enviados para a Superintendência do Controle de Endemias (Sucen) para que sejam identificados. Em seguida, será realizada a borrifação na residência.

Segundo a VEM, agentes das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) foram capacitados para realizar abordagem com as famílias cadastradas nas unidades. Além disso, será realizada entrega de panfletos educativos, bem como afixação de cartazes por Montalvão, Floresta do Sul, Eneida e Ameliópolis.

Ainda durante a campanha, será realizado trabalho educativo com os garapeiros da cidade, nas usinas de cana e nos locais que comercializam açaí. "A doença é causada pela entrada do Trypanosoma no sangue, que é ocasionada a partir do ferimento da picada do triatomas, que são os barbeiros, que se caracteriza por uma fase inicial aguda com sinais ou sintomas nem sempre percebidos e que podem evoluir para uma fase crônica, com comprometimento cardíaco ou digestivo", explica a educadora de Saúde da VEM, Elaine Bertacco.

"A transmissão ocorre pelas fezes do barbeiro quando depositadas na pele da pessoa, isso enquanto o inseto suga o sangue. Além disso, pela ingestão de fezes do barbeiro nos alimentos, como caldo de cana e açaí, transfusão de sangue, caso o doador seja portador de chagas, bem como ao feto pela grávida contaminada através da placenta", salienta.

Alerta

Os sintomas surgem após o 10º dia de contágio com o vetor e se manifestam em forme de febre, mal estar, falta de apetite e inchaço localizado. “Já após um período de seis meses, vários órgãos do corpo, como fígado, coração, baço esôfago e intestino podem ficar comprometidos levando a sérios problemas em suas funções”, detalha.

Por fim, Elaine pontua que o tratamento existente é eficaz e que funciona apenas na fase aguda da doença. “Por isso a importância da descoberta precoce da patologia”, finaliza.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.