Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Nova versão do "Hora do Busão" promete ampliar eficiência do serviço

Da Redação

Em 26/07/2016 às 19:40

Usuário de aplicativo terá possibilidade em fazer contato direto com as empresas de transporte coletivo

(Foto: Arquivo)

Disponível desde fevereiro do ano passado, o aplicativo "Hora do Busão" promete ampliar a eficiência do serviço aos usuários do transporte coletivo de Presidente Prudente.

Até o fim deste ano, os desenvolvedores do aplicativo esperam oferecer a possibilidade de contato direto com as empresas de transporte coletivo. E mais: essas empresas terão como monitorar ao vivo cada ônibus em circulação, por um novo sistema que tem um custo bem inferior ao de rastreamento por satélite; de acordo com os autores do projeto.

O sistema é desenvolvido junto à Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), pela empresa Zito & Santoro.

Os analistas de sistemas Jonathas Ribeiro Zito e Marcelo Faria Santoro estão trabalhando no desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica, que permitirá ao usuário se aproximar da empresa, criando um canal direto de comunicação, para se informar, elogiar ou reclamar. Atualmente, a conexão é feita pelos analistas idealizadores do aplicativo.

O usuário busca a página "Hora do Busão" no Facebook para fazer os mais diferentes questionamentos, os quais deveriam ser diretamente com a empresa, mas os autores do projeto acabam atuando como intermediários. Pelo novo sistema, essa etapa será eliminada e haverá maior agilidade no contato direto do usuário com as empresas, que terão como receber e responder os chamados, passando a administrar o fluxo de informações, incluindo alterações de horários ou de itinerários.

Moradores de Pirapozinho, funcionários da provedora de internet Total Via, Zito e Santoro implantaram em dezembro de 2014 o dispositivo com informações sobre o transporte coletivo interurbano, feito pela Jandaia.

A ideia do serviço surgiu da necessidade de pessoal de obter informações sobre horários de ônibus, em seus deslocamentos para Prudente. Deu tão certo que em dois meses foi feita a segunda versão do aplicativo, para atender o usuário do transporte coletivo urbano prudentino, pelas empresas TCPP e Pruden Express.

Medido mensamente, o acesso em visitas únicas mostra a adesão em massa do usuário, tendo alcançado expressivos números nos três últimos meses: 54 mil em abril, 57 mil em maio e 60 mil em junho; conforme o sistema operacional gerenciado pelos próprios analistas, que passam a ver o aplicativo como uma possibilidade de negócio, podendo se expandir por todo território nacional, a partir da implantação do novo sistema, cujo gerenciamento caberá às empresas de ônibus.

Assim que a terceira versão estiver pronta, eles irão apresentar o sistema para as mesmas três empresas de transporte de passageiros.
 

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