Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Precursor do automobilismo nacional é homenageado em PP

Da Redação

Em 27/09/2016 às 18:44

Mário César de Camargo Filho, o Marinho, recebeu troféu durante a 10ª Exposição de Veículos Antigos

(Foto: Cedida/AI)

No fim de semana, ocorreu no IBC Centro de Eventos a 10ª Exposição de Veículos Antigos de Presidente Prudente. Na ocasião, o Automóvel Clube local homenageou o “eterno senhor das pistas” Mário César de Camargo Filho (Marinho), um dos precursores do automobilismo no Brasil e símbolo da DKW-Vemag – primeira equipe brasileira oficial de uma fábrica.

Aos 74 anos e mais de quatro décadas depois de deixar as pistas, o ex-piloto se emocionou ao receber o troféu alusivo aos 50 anos do Automóvel Clube de Presidente Prudente, com uma réplica de seu Malzoni GT (1965). “Quero agradecer muito a Presidente Prudente pelo reconhecimento que me abalou muito. Eu agradeço muito por lembrar que a gente existiu. Estou muito emocionado, pois não esperava nada disso. Nunca recebi uma homenagem como essa. Quero parabenizar o povo de Presidente Prudente e agradecer muito a eles”, discursou.

“Estou surpreso e contente com tudo isso que fizeram para mim. Faço parte de um automobilismo muito antigo. Foi no começo da indústria automobilística. Fui o primeiro piloto a correr com um carro fabricado no Brasil. Estou muito contente, surpreso aqui em Presidente Prudente. Surpreso com tudo o que estou vendo aqui. Esta acolhida esportiva e pessoal, não sei como agradecer. Agradeço a Deus”, frisou um emocionado Marinho após a homenagem.

De acordo com o presidente do Automóvel Clube de Presidente Prudente, Ricardo Ferron, a ideia surgiu após uma reunião de diretoria. “Pessoalmente gosto de carros DKW e é impossível quem tenha um não conhecer o Marinho. Fui pesquisando mais e descobri a grandeza dele para o automobilismo. Ele foi um dos precursores do automobilismo no Brasil, entre alguns outros nomes como Bird Clemente, Emilio Zambello, Chiquinho Lameirão. E o marinho era uma pessoa que tinha uma maneira de pilotar única. E quanto mais pesquisávamos, mais víamos a importância dele”, destacou.

“Ele disse que nunca recebeu uma homenagem somente para ele dessa grandeza. Esse foi o maior presente que ele já recebeu. Fiquei muito feliz dele afirmar isso hoje. A nossa comemoração de 50 anos do Automóvel Clube se reverteu em um presente para o Marinho, que serviu de inspiração para a geração que veio depois, como Emerson Fittipaldi, que tinha o Marinho como um ídolo”, comemorou.

O ex-presidente do Automóvel Clube José Gilberto Molina ressaltou a importância do resgate da cultura em geral, tanto da homenagem para Marinho, como a exposição dos veículos antigos. “A homenagem para quem no automobilismo fez muitas coisas. Além do que, para nós tudo é um resgate da cultura. Como resgatar? Lembrando das pessoas, dos automóveis. Da história e de tudo aquilo que veio evoluindo, desde a carruagem que recebeu um motor, depois as formas, carros elétricos, design”, pontuou.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.