Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Aprenda a aproveitar alimentos com sabor e saúde

Da Redação

Em 02/06/2017 às 13:24

Livro gratuito traz dicas e receitas que ensinam a evitar o desperdício de comida

(Foto: Divulgação)

O Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam alimento no mundo. Em meio à Semana do Meio Ambiente, ações simples que podem ser realizadas em casa, como o bom aproveitamento dos alimentos, podem contribuir para a melhoria deste cenário.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), desde a colheita até a mesa do consumidor são perdidas até 30% das frutas e hortaliças consumidas no Brasil. Em contrapartida, mais de 3 milhões de brasileiros ainda passam fome.

Para ajudar a equilibrar a situação, o livro “Diga Não ao Desperdício & Panc’s”, desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Abastecimento e Agricultura do Estado, oferece medidas simples que podem ser adotadas para que menos alimentos sejam desperdiçados e, assim, diminuir o número de pessoas que enfrentam insegurança alimentar.

Baixe aqui o livro Diga Não ao Desperdício & Panc’s. Gratuito, o livro dá dicas para o aproveitamento integral dos alimentos, o que ajuda a reduzir o gasto com alimentação e amplia a variação e a qualidade nutricional do cardápio. Entre os destaques do livro estão a utilização das Panc’s, plantas alimentícias não convencionais, e receitas saborosas e saudáveis de pratos principais, doces e sucos.

Confira uma das receitas disponíveis no livro:

Couve-flor gratinada com talos e folhas
Tempo de preparo: 2h; Rendimento: 12 porções de 70 g; Valor calórico da porção: 41 Kcal

Ingredientes

    1/2 cebola pequena (50 g)
    • 1 dente de alho médio (4 g)
    • 1 pé pequeno de couve- flor (400 g)
    • 2 xícaras (chá) de folhas de couve-flor lavadas e picadas (200 g)
    • 1 colher (sopa) de óleo (15 ml)
    • 1 colher (chá) de sal (6 g)
    • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (20 g)
    • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo (20 g)
    • 1 xícara (chá) de leite desnatado (240 ml)
    • 1 xícara (chá) de água (240 ml)

Modo de Preparo

Descasque, lave e pique a cebola e o alho. Desgalhe e lave os buquês da couve-flor e cozinhe-os no vapor. Pique bem as folhas.

Em uma panela média, aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Refogue as folhas e adicione o sal. Tampe a panela para abafar. Em um recipiente, misture a metade do queijo ralado, a farinha de trigo, o leite e a água, junte ao refogado e mexa até engrossar.

Coloque a couve-flor cozida em um refratário. Cubra com o creme e salpique o restante do queijo ralado. Leve ao forno preaquecido, para gratinar, por 30 minutos.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.