Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Oficina de bordado discute a importância do nome na raiz africana

Da Redação

Em 09/11/2017 às 09:00

Oficina utiliza o bordado como pano de fundo para aprofundar o legado deixado pelas raízes africanas no país

(Foto: Divulgação)

A importância do nome na vida de cada pessoa discutida por meio da oficina "Construção de Histórias Bordadas", que utiliza o bordado como pano de fundo para aprofundar o legado deixado pelas raízes africanas no país. Parte da programação especial da Consciência Negra promovida pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente, a atividade ocorre no sábado (11) e domingo (12).

"A proposta é uma poética de como o nome das pessoas reflete na história da vida. Desta forma, vamos discutir e gravar o nome no bordado e conversar sobre a importância do nome na nossa vida", relata Fabiana Alves, do Coletivo Mãos Negras de Presidente Prudente, responsável pela oficina ministrada das 10h às 13h, nos dois dias, no quiosque do Sesc Thermas.

Segundo ela, a ideia surgiu durante um projeto desenvolvido para crianças. "Começou em projeto de alfabetização sobre o conceito de cidade, família e casa, sendo que para tudo isso precisa da presença do homem. Com as crianças, foi outro processo. Mas imaginei trabalhar sua essência através desta oficina aberta para todas as idades", explica.

Na oficina, registros de recordações de histórias passadas ancoradas aos nomes serão gravados por meio da arte do fuxico e das técnicas de bordado em ponto cruz, ponto atrás e do ponto corrente.

"Na cultura africana, o nome é uma das coisas mais importantes, sendo dado diante de um acontecimento atual, como a presença do sol, da lua ou de uma tempestade. Isso transformado dentro da língua iorubá e recebendo seus significados", diz Fabiana.

Gratuita, a oficina é aberta para crianças a partir dos 12 anos. "O bordado é muito simples e será desenvolvido por etapas nestes dois dias. Vou aplicar o bordado de outra forma, no papel, ao invés de tecido. É muito fácil de fazer", garante.

Inscrições na central de atendimento do Sesc Thermas.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.