Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc Thermas promove clínica e torneio aberto de futebol de mesa

Da Redação

Em 18/11/2017 às 08:00

Atividades são gratuitas e realizadas neste fim de semana

(Foto: Divulgação)

Com grande popularidade conquistada nas décadas de 1970 e 1980, o futebol de mesa, ou simplesmente futebol de botão, é apresentado ao público por meio de dois eventos neste fim de semana, no Sesc Thermas de Presidente Prudente.

Neste sábado (18), regras, equipamentos e estratégias do jogo serão mostrados durante uma clínica, das 10h às 17h. Já no domingo (19), no mesmo horário, os participantes colocam em prática todo o ensinamento em torneio aberto da modalidade. Gratuitas, as inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo email [email protected].

O futebol de mesa, também conhecido como futmesa, é um jogo simulado de futebol praticado com botões específicos para o jogo, que representam os jogadores. Assim como o tênis de mesa que simula uma partida da modalidade de quadra, o jogo de botão procura reproduzir o futebol sobre um tablado de madeira. Os jogadores são movidos com o auxílio de uma palheta "batedeira".

"Nestes dois dias, os participantes aprenderão as regras, a jogabilidade e um pouco da história do futebol de mesa", explica o professor José Luís Mendonça, de São José de Rio Preto (SP), responsável pelas atividades, que podem ser praticadas por pessoas de qualquer idade.

No sábado, a clínica será no Quintal Esportivo da unidade. Já no dia seguinte, o torneio aberto é disputado na Sala de Ginástica Multifuncional do Sesc.

Em tempos de diversão virtual por meio de computadores, celulares e videogames, Mendonça acredita que a modalidade tem seu espaço garantido e pode ganhar novos adeptos. "No Interior, temos botonistas e equipes federadas nas cidades de Bilac e Araçatuba. Com a divulgação, podemos ampliar para a região de Prudente. O futmesa pode crescer ainda mais desde que tenhamos incentivo como este para pôr em prática um projeto de divulgação em massa nas escolas", comenta.

Saiba mais

Conhecido popularmente como futebol de botão, o nome é originário do fato de a modalidade, no seu início, ser praticada com botões de roupa como peças de jogo. Ao longo do tempo, foram utilizados diversos outros materiais, especialmente tampas de relógio, até chegar aos atuais discos de acrílico torneados.

Seu nome de origem é conservado até hoje na linguagem informal. Como esporte, entretanto, é denominado futebol de mesa, contando com federações estaduais, nacional e internacional, além de inúmeras ligas em diversos Estados.

O futebol de mesa surgiu oficialmente em 1962, com a fundação da Federação Paulista de Futebol de Mesa (FPFM). O número de adeptos foi crescendo consideravelmente e, o que era considerado apenas uma brincadeira, ganhou patente de esporte no Brasil através do Conselho Nacional de Desportos (CND), em 1988.

Desde 1989, a modalidade conta com a realização do Campeonato Brasileiro promovido pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM).

Regra mais popular

Várias regras envolvem a modalidade em diferentes regiões do país. Contudo, a mais popular é a praticada no Estado de São Paulo. Nela, cada jogador tem direito a até 12 toques coletivos para chutar a gol. Cada partida tem a duração de 20 minutos, sendo dois tempos de 10 minutos.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.