Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Andar de bicicleta traz benefícios à saúde; confira dicas

Da Redação

Em 21/11/2017 às 13:04

Andar na ciclovia ou ciclofaixa é obrigatório. Quando não existir, procure andar no sentido correto da via para evitar possíveis acidentes

(Foto: Taíne Correa/AI)

Com a expansão de ciclovias em Presidente Prudente, andar de bicicleta tornou-se mais frequente. A prática esportiva proporciona benefícios à saúde, porém é necessário ficar atento antes de colocar a magrela para rodar pelos bairros da cidade.

O instrutor de atividades físico-esportivas do Sesc Thermas, Leonardo Orlandi, algumas dicas importantes para evitar acidentes. Nem sempre lembradas como item de segurança, as luzes da bicicleta têm um papel essencial. "Afinal, é muito mais importante evitar uma situação de risco do que se preparar para sobreviver a ela", diz.

Segundo ele, é recomendado utilizar capacete, luvas e óculos. "A condução segura da bicicleta e o uso dos equipamentos de proteção oferecem um potencial de proteger o ciclista contra acidentes no cotidiano", avisa.

Andar na ciclovia ou ciclofaixa é obrigatório. Quando não existir, procure andar no sentido correto da via para evitar possíveis acidentes. Outra dica é ter cuidado com as portas dos carros parados. Muitos motoristas olham no retrovisor procurando o volume grande de um carro e acabam não vendo a magrela chegando.

Orlandi destaca ainda a importância de andar sempre pela direita. "Em alguns casos pode ser melhor usar a esquerda quando a via é de mão única, mas são raras exceções. Usar a faixa da direita é mais seguro, por ser a área destinada aos veículos de menor velocidade", pontua.

"É muito importante que os motoristas possam prever sua trajetória, por isso sempre sinalize o que pretende fazer, com sinais de mão", finaliza.

Benefícios de andar de bicicleta

Um exercício para todos - Ciclismo é um dos esportes mais democráticos que existem. Pode ser praticado por pessoas de todas as faixas etárias, desde que com o equipamento correto.

Emagrecimento - O ciclismo traz efeitos agudos e crônicos a seus praticantes. Nas primeiras semanas da atividade, já se nota a redução do percentual de gordura e a melhora do condicionamento físico. Em longo prazo, podemos citar a redução dos triglicerídeos, a redução da pressão arterial e aumento da autoestima.

Saúde Cardiovascular e Diabetes - Durante a prática do ciclismo, o coração bate mais rápido do que o habitual. Isto exercita o coração e promove a boa saúde, além de, consequentemente, controlar o diabetes.

Baixo Impacto - Andar de bicicleta é um exercício de baixo impacto e alivia o esforço das articulações, em comparação com a corrida e outras atividades de alto impacto.

Equilíbrio Físico e Mental - Pedalar regularmente melhora o equilíbrio e a coordenação, além de contribuir na redução do estresse e da depressão, pelo fato de ser uma prática prazerosa e agradável.

Impacto Ambiental - A bike é um meio de transporte sustentável, uma vez que contribui para a diminuição da poluição nas cidades e reduz a emissão de gases de efeito estufa. O ciclismo não só promove a boa saúde, mas também um ambiente melhor.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.