Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Cine Bosque começa ano com documentário sobre a origem do skate

Da Redação

Em 09/01/2018 às 08:00

Dogtown & Z-Boys conta a história do grupo de jovens que fundou as bases do esporte

(Foto: Divulgação)

Durante os longos dias de verão, a prática esportiva segue em alta no Sesc Thermas de Presidente Prudente. Para inspirar ainda mais o desejo de desenvolver práticas corporais nestes meses de janeiro e fevereiro, o Cine Bosque apresenta filmes que contam um pouco da história do esporte em documentários e ficções cheias de movimento, determinação e suor.

O escolhido para abrir o especial Cine Esportivo é o documentário Dogtown & Z-Boys – Onde Tudo Começou, com sessão na próxima terça-feira (9), a partir das 20h30. O longa-metragem narra a história do grupo de jovens que fundou as bases do esporte conhecido como skate.

Adolescentes de uma área da Califórnia (EUA) conhecida como Dogtown, eles formavam o Zephyr Team, equipe mais conhecida como Z-Boys. De manhã, praticavam o surfe e, à tarde, treinavam na prancha sobre rodas, criando um estilo próprio que posteriormente seria muito copiado. Após 25 anos, o filme reúne os membros originais do grupo. Eles relembram a gênese de um esporte que se tornaria febre entre os jovens de todo o mundo.

Com narração do ator Sean Penn, o documentário ganhou o prêmio de melhor filme no Spirit Awards (o “Oscar” do cinema independente) e no prestigiado Festival de Sundance, onde seu diretor, Stacy Peralta, também foi contemplado.

Peralta foi um dos Z-Boys e reuniu na obra depoimentos atuais das pessoas que fizeram esta história, imagens da época e muito rock’n roll. A trilha sonora tem de Hendrix a ZZ-Top e Iggy Pop & The Stooges passando por T-Rex e Alice Cooper. Combinação perfeita entre som e imagem.

Nada melhor do que ouvir da própria boca de quem estava lá nos dias em que eles invadiam casarões em busca de piscinas vazias, ou da primeira aparição pública da Zephyr Skate Team em um campeonato. Quando os outros competidores ficaram irados, os juízes não sabiam como julgá-los e o público delirou ao ver manobras inéditas sobre os “carrinhos”.

A mostra especial do Cine Bosque de janeiro ainda apresenta filmes como Heleno, dia 16, O Mundo em Duas Voltas (23) e Touro Indomável (30).

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.