Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Organização Wadô-Ryu participa de reciclagem na FPK

Da Redação

Em 22/02/2018 às 12:30

Dividida em duas partes, cerca de 50 profissionais da arte marcial participaram da atualização. Entre eles, três integrantes da Organização Wadô-Ryu

(Foto: Cedida/AI)

Dracena, localizada na Nova Alta Paulista, sediou o Curso de Arbitragem, Reciclagem e Credenciamento de Árbitros e Técnicos 2018. As atividades foram promovidas pela Federação Paulista de Karatê (FPK).

Dividida em duas partes, cerca de 50 profissionais da arte marcial participaram da atualização. Entre eles, três integrantes da Organização Wadô-Ryu Karatê-Dô Renmei do Brasil. As ações marcaram também a inauguração de duas delegacias regionais.

Paulo José Martins Villalva, de Álvares Machado, faixa preta, 5º Dan, delegado titular da 15ª Delegacia regional da FPK, que engloba Presidente Prudente e região, e diretor regional da Organização Wadô-Ryu, Marcos Rogério da Cunha Garcia, Marcos Mineiro, de Santo Anastácio, faixa preta, 3º Dan, que são professores, e o atleta Jovelino Junior, de Álvares Machado, faixa preta, 1º Dan, estiveram em Dracena.

“Os cursos visam qualificação de árbitros, bem como a formação de técnicos que vão atuar em competições. Essas atividades integram o processo de descentralização da FPK”, ressalta Paulo Villalva, delegado regional.

O professor Marcos Mineiro também aprovou a iniciativa. “Com o credenciamento para árbitros e o curso técnico, elevamos os níveis dos caratecas, árbitros e treinadores. Fazendo com que isso seja projetado para as academias de caratê e, consequentemente, haja melhora nas participações em campeonatos com alto nível e competitividade”.

O coordenador técnico da FPK e treinador da seleção paulista, Carlos Magno Batista Duarte, o diretor adjunto da Diretoria de Arbitragem, Ailton Bichara Grilo, e o coordenador geral das Delegacias Regionais e ex-presidente da federação, Pedro Hidekasu Oshiro, comandaram as atividades.

Conteúdo amplo

De manhã, a parte teórica foi desenvolvida no Anfiteatro do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). E teve como conteúdo a prova de credenciamento técnico, palestra de gestão de academias e explanações sobre as regras da WKF (Federação Mundial da modalidade, na sigla em inglês) para árbitros e técnicos e a formatação e regulamento da FPK. Já na parte da tarde, o Ginásio de Esportes Dovilho Moura sediou o treinamento prático. Ao todo, as atividades de capacitação duraram seis horas.

“Esses cursos têm o propósito de fortalecer o caratê da nossa região. A troca de conhecimento é essencial para o crescimento da arte marcial, que agora é uma modalidade olímpica e estará nos Jogos de Tóquio 2020”, enfatiza Villalva, que ainda acrescentou: “No dia 10 de março, a partir das 8h, Presidente Prudente receberá a primeira etapa classificatória do Campeonato Paulista de 2018 e que é destinada para todas as categorias. Mais uma vez a capital do Oeste Paulista abriga esse importante torneio da federação”.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.