Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Destinação do Imposto de Renda para projetos sociais segue até dia 30

Da Redação

Em 18/04/2018 às 11:20

Declarações das pessoas jurídicas devem ser tributadas no lucro real e a destinação deve atender o limite de 1% do imposto devido

(Foto: Arquivo)

Até o dia 30 deste mês, pessoas físicas e jurídicas podem destinar parte do Imposto de Renda (IR) ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDA) de Presidente Prudente, visando a manutenção de projetos. De acordo com o Grupo de Empresários e Profissionais Amigos da Criança (Gepac), a meta de arrecadar R$ 1,5 milhão está mantida.

“Os recursos arrecadados para esta campanha provêm do Imposto de Renda, podendo ser captados tanto por pessoas físicas, por meio de destinações realizadas via boleto no site do Gepac [onde os contribuintes do IRPF devem declarar no modelo completo, e o valor destinado deve atender o limite de 6% do imposto devido ou restituição], ou mediante destinação direta na declaração de ajuste anual”, explica Marina Zanelato Costa, presidente do CMDCA.

As declarações das pessoas jurídicas devem ser tributadas no lucro real e a destinação deve atender o limite de 1% do imposto devido. No caso de empresas é importante destacar a forma de apuração do imposto que tanto pode ser  trimestral (as empresas podem realizar destinação de 1% do seu imposto nos meses de fechamento, março, junho, setembro e dezembro) ou por apuração anual (empresas podem realizar a destinação de 1% do seu imposto, via boleto no site do Gepac, em dezembro). É importante ressaltar que não há qualquer despesa a mais para o contribuinte por se tratar da destinação sobre o valor devido.
 
Ao todo, 25 entidades prudentinas são beneficiadas com recursos do Imposto de Renda, num total de aproximadamente 5 mil crianças e jovens atendidos. "Infelizmente, sabemos que a maior parte dos valores arrecadados em nossa cidade não retorna para cá. Ao destinar esses recursos ao fundo, temos a certeza de que o dinheiro será verdadeiramente revertido em ações que transformam a vida de nossa sociedade", enfatiza o prefeito de Presidente Prudente, Nelson Bugalho (PTB).

Como fazer?

É importante que o interessado em colaborar informe isso ao contador no ato da declaração. Além das próprias empresas de contabilidade, é possível solicitar pelo telefone (18) 2104 1186; ou pelo site www.gepac.org.br.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.