Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Espetáculo aborda superficialidade das relações contemporâneas

Da Redação

Em 01/05/2018 às 15:32

Última parte da trilogia Placas Tectônicas, dirigida por Vinicius Calderoni, peça é apresentada nesta quinta (3), a partir das 20h30

(Foto: Divulgação)

O espetáculo Chorume será encenado no Sesc Thermas de Presidente Prudente nesta quinta-feira (3), com entrada gratuita, como a última parte da trilogia ‘Placas Tectônicas’, complemento de ‘Não Nem Nada’ (2014) e ‘Arrã’ (2015). Grupo ainda ministra oficina gratuita aos interessados.

A peça extrai do lixo o chorume: as relações superficiais, a falência das instituições, os absurdos da modernidade. Matéria prima do diretor Vinicius Calderoni para lançar o homem em questões de transformações no mundo atual e sua posição nesses cenários emergentes.

Encenado pelos atores da Cia. Empório de Teatro Sortido, de São Paulo (SP), o espetáculo ocorre na área de convivência do Sesc e tem início às 20h30, com entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes da apresentação, na central de atendimento da unidade. Após a apresentação, o elenco participa de um bate-papo com o público, mediado pelo ator e diretor prudentino Denilson Biguete.

Na montagem, os atores revezam-se em dezenas de personagens nos jogos teatralizados por meio do texto ágil, picotado e criativo de Vinicius Calderoni. Em comum, as dezesseis cenas giram em torno do lixo, do descartável em seus múltiplos significados, coisas desprezíveis do dia a dia. Os descasos sociais, os exageros em nome do politicamente correto e sátiras aos programas televisivos originam divertidas situações.

Apesar de não seguirem um mesmo enredo, ‘Não Nem Nada’ (2014), ‘Arrã’ (2015) e ‘Chorume’ (2017) são configurados como trilogia pela exploração que empreendem às placas tectônicas da modernidade. Aos movimentos subterrâneos que, mesmo escondidos sob o fluxo de acontecimentos objetivos, interferem na formação das pessoas e nas suas relações pessoais.

Assim, no primeiro volume diversos personagens sobem ao palco para montar o cenário dessas transformações: uma modernidade marcada pela fragmentação, pelo excesso, pela (in)comunicação.

Oficina teatral

Como fazer emergir o teatro a partir de retalhos e excertos de linguagem e de leitura imprópria para o palco? Como este teatro que se constrói através da desconstrução e da problematização sobre a linguagem pode ressoar questões urgentes do nosso tempo? São estas as provocações centrais que norteiam a investigação presente na Oficina de Implosão.

A aula, ministrada pelo elenco do espetáculo ‘Chorume’, ocorre um dia anterior à apresentação da peça, na quarta-feira (2), das 18h às 22h, no Centro Cultural Matarazzo. Para participar, basta se inscrever na Central de Atendimento do Sesc, que funciona das 8h15 às 19h30.

A oficina configura-se como um misto de diário de bordo, que desnuda e expõe procedimentos utilizados na criação do espetáculo ‘Chorume’, com uma reflexão ativa, repleta de exercícios e práticas coletivas, sobre os dispositivos através dos quais pode-se questionar o espírito do tempo por meio do fazer teatral.

Na atividade, são abordados temas como a problematização sobre a linguagem na contemporaneidade, a guerra de narrativas na proliferação das redes sociais, as impurezas da fala humana revistas com a lupa do rigor dramatúrgico e a escolha da literatura imprópria para o palco como fonte de inspiração dramatúrgica.

Serviço

Oficina de Implosão
Dia 2 de maio, quarta-feira, das 18h às 22h.
No Centro Cultural Matarazzo
Grátis. Classificação indicativa: 16 anos.

 Espetáculo – Chorume
Com a Cia. Empório de Teatro Sortido, de São Paulo (SP).
Dia 3 de maio, quinta-feira, às 20h30.
Na Área de Convivência do Sesc Thermas.
Grátis. Classificação indicativa: 16 anos.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.