Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Exigência de edital, internet em ônibus apresenta falhas em PP

Empresa de transporte coletivo afirma oferecer wi-fi "o dia todo em todas as linhas"

ROGÉRIO MATIVE

Em 20/06/2018 às 13:54

Em alguns veículos do transporte coletivo, o sinal é inexistente ou a conexão não ocorre

(Foto: Reprodução/Portal)

Uma das exigências previstas no edital de licitação do transporte coletivo e anunciada como novidade aos usuários, a internet gratuita em toda a frota de ônibus que realiza o serviço em Presidente Prudente apresenta problemas. Em alguns veículos, o sinal é inexistente ou a conexão não ocorre. A Prudente Urbano garante que busca corrigir "com prontidão" os problemas quando identificados.

Após receber reclamações de internautas, a reportagem conferiu a disponibilidade do serviço em cinco linhas, sendo que três ônibus apresentaram problemas no sistema de wi-fi: 1235, 1805 e 1832. Em todos, não houve conexão durante todo o trajeto percorrido, em média, de 10 quilômetros.

Ao Portal, a Prudente Urbano alega que falhas podem ocorrer. Neste caso, a operadora que fornece o sinal é acionada para solucionar o problema. "A Prudente Urbano investiu nos equipamentos e mensalmente oferece o maior plano a que teve acesso pela operadora. Buscamos corrigir com prontidão os problemas identificados e para isso, o passageiro é nosso maior colaborador e deve buscar nossos canais de relacionamento ou postos de atendimento", diz a representante da empresa, Sandra Uliam.

Segundo a Prudente Urbano, toda a frota possui wi-fi disponível aos usuários "o dia todo em todas as linhas", conforme prevê o contrato assinado com a Prefeitura de Prudente. "Sempre que os passageiros relatam ao motorista, este deve incluir na ficha diária do veículo para que o setor de manutenção verifique o funcionamento do wi-fi. Através de nossos canais de relacionamento também recebemos informações e sempre que elas são identificadas por veículo, dia e horário nosso trabalho é mais eficaz", destaca.

"Por fim, identificamos regiões da cidade por onde o ônibus circula em que o sinal de internet é falho. Estamos suscetíveis a falhas dos equipamentos e do sinal disponibilizado pela operadora contratada, mas em quaisquer situações temos profissionais para buscar a solução assim que somos informados", finaliza.

Exigências

Homologado pela Prefeitura em outubro do ano passado, o contrato com a Prudente Urbano (antiga Pruden Express) - vencedora da licitação - prevê que todos os 103 veículos devem contar com GPS para monitoramento do deslocamento das linhas em tempo real por meio de aplicativo de celular.

Também necessitam de câmeras a fim de garantir mais segurança aos usuários e motoristas, biometria facial, bilhetagem eletrônica e conexão de internet gratuita.

Apesar de assinado no ano passado, o contrato foi chancelado pelo prefeito Nelson Bugalho (PTB) apenas em abril, quando a empresa cumpriu todas as exigências para a prestação de serviços na cidade.

Reclamações

Usuários do transporte coletivo podem realizar reclamações sobre o serviço prestado pelos telefones 3908-7013 (Secretaria de Assuntos Viários) ou 2101 9300 (Prudente Urbano); ainda estão disponíveis os canais pela internet: prudenteurbano.com.br, facebook.com/prudenteurbano.

Reclamações também são recebidas diretamente pelos fiscais da empresa que ficam na Praça Monsenhor Sarrion (Catedral de São Sebastião) e Terminal Urbano.

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