Empresa de transporte coletivo afirma oferecer wi-fi "o dia todo em todas as linhas"
ROGÉRIO MATIVE
Em 20/06/2018 às 13:54
Em alguns veículos do transporte coletivo, o sinal é inexistente ou a conexão não ocorre
(Foto: Reprodução/Portal)
Uma das exigências previstas no edital de licitação do transporte coletivo e anunciada como novidade aos usuários, a internet gratuita em toda a frota de ônibus que realiza o serviço em Presidente Prudente apresenta problemas. Em alguns veículos, o sinal é inexistente ou a conexão não ocorre. A Prudente Urbano garante que busca corrigir "com prontidão" os problemas quando identificados.
Após receber reclamações de internautas, a reportagem conferiu a disponibilidade do serviço em cinco linhas, sendo que três ônibus apresentaram problemas no sistema de wi-fi: 1235, 1805 e 1832. Em todos, não houve conexão durante todo o trajeto percorrido, em média, de 10 quilômetros.
Ao Portal, a Prudente Urbano alega que falhas podem ocorrer. Neste caso, a operadora que fornece o sinal é acionada para solucionar o problema. "A Prudente Urbano investiu nos equipamentos e mensalmente oferece o maior plano a que teve acesso pela operadora. Buscamos corrigir com prontidão os problemas identificados e para isso, o passageiro é nosso maior colaborador e deve buscar nossos canais de relacionamento ou postos de atendimento", diz a representante da empresa, Sandra Uliam.
Segundo a Prudente Urbano, toda a frota possui wi-fi disponível aos usuários "o dia todo em todas as linhas", conforme prevê o contrato assinado com a Prefeitura de Prudente. "Sempre que os passageiros relatam ao motorista, este deve incluir na ficha diária do veículo para que o setor de manutenção verifique o funcionamento do wi-fi. Através de nossos canais de relacionamento também recebemos informações e sempre que elas são identificadas por veículo, dia e horário nosso trabalho é mais eficaz", destaca.
"Por fim, identificamos regiões da cidade por onde o ônibus circula em que o sinal de internet é falho. Estamos suscetíveis a falhas dos equipamentos e do sinal disponibilizado pela operadora contratada, mas em quaisquer situações temos profissionais para buscar a solução assim que somos informados", finaliza.
Exigências
Homologado pela Prefeitura em outubro do ano passado, o contrato com a Prudente Urbano (antiga Pruden Express) - vencedora da licitação - prevê que todos os 103 veículos devem contar com GPS para monitoramento do deslocamento das linhas em tempo real por meio de aplicativo de celular.
Também necessitam de câmeras a fim de garantir mais segurança aos usuários e motoristas, biometria facial, bilhetagem eletrônica e conexão de internet gratuita.
Apesar de assinado no ano passado, o contrato foi chancelado pelo prefeito Nelson Bugalho (PTB) apenas em abril, quando a empresa cumpriu todas as exigências para a prestação de serviços na cidade.
Reclamações
Usuários do transporte coletivo podem realizar reclamações sobre o serviço prestado pelos telefones 3908-7013 (Secretaria de Assuntos Viários) ou 2101 9300 (Prudente Urbano); ainda estão disponíveis os canais pela internet: prudenteurbano.com.br, facebook.com/prudenteurbano.
Reclamações também são recebidas diretamente pelos fiscais da empresa que ficam na Praça Monsenhor Sarrion (Catedral de São Sebastião) e Terminal Urbano.