Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Ex-atleta e jornalista discutem sobre MMA no Sesc Thermas

Da Redação

Em 16/08/2018 às 14:34

Alonso testemunhou todas as etapas do crescimento do Vale-Tudo e sua transformação em MMA

(Foto: Divulgação)

Há muita discussão se o MMA, do inglês “Mixed Martial Arts”, ou “artes marciais mistas”, pode realmente ser considerado um esporte.

Tentando desmistificar e esclarecer as facetas que envolvem a modalidade, o Sesc Thermas de Presidente Prudente recebe o ex-atleta Carlos Barreto e o escritor Marcelo Alonso, ambos comentaristas do canal Combate, para abordarem as principais características e influências do esporte, no bate-papo "Do Vale Tudo ao MMA – 100 Anos de História". O debate ocorre na próxima quarta (22), às 19h, com entrada gratuita.

Mais conhecido como Carlão Barreto, Carlos Barreto é ex-lutador profissional de MMA e um dos pioneiros da modalidade. Faixa preta em jiu-jitsu e treinado pelo lendário mestre Carlson Gracie, ele também atuou como árbitro nas principais competições de MMA do Brasil.

A quantidade de atividades no currículo de Barreto impressiona. Além de ser comentarista no canal Combate, ele é vice-presidente da Confederação Brasileira de MMA Desportivo (CBAMM) e lançou, em novembro de 2017, o livro “MMA – Além de Uma Paixão”.

A obra faz um retrato dos bastidores de um dos esportes que mais cresce no mundo, passando pelo surgimento da modalidade, a profissionalização e o desenvolvimento dos atletas para a multiplicidade do MMA. No livro, Carlão também fala sobre sua vida ligada ao esporte.

Com mediação do jornalista esportivo prudentino Ronaldo Nascimento, o bate-papo ainda conta com a presença do escritor e também comentarista do canal Combate, Marcelo Alonso.

Cobrindo artes marciais desde 1992, em um período anterior à explosão do UFC, Alonso testemunhou todas as etapas do crescimento do Vale-Tudo e sua transformação em MMA e acompanhou de perto o surgimento dos principais ídolos da modalidade, desde suas primeiras lutas.

Em julho de 2017, ele lançou o livro “Por Trás do Octógono”, no qual fez uma seleção de 100 histórias inéditas que só poderiam ser contadas por alguém que viveu de tão perto os bastidores da modalidade.

O registro ainda é ilustrado por 25 charges do desenhista David Carvalho, além de uma charge na capa, concebida por Renato Aroeira. Entre os personagens dos causos narrados, há nomes como Anderson Silva, Rodrigo Minotauro, Vitor Belfort, Wanderlei Silva, José Aldo, Cris Cyborg, Fabricio Werdum e a família Gracie.

Marcelo também é responsável por outra obra obrigatória para os fãs do MMA, inspiração para o nome do bate-papo no Sesc. O livro “Do Vale-Tudo ao MMA – 100 Anos de Luta”, publicado em 2013, compila fotos de diversos eventos (Pride, IVC e UFC), em parceria com o fotógrafo japonês Susumu Nagao.

O encontro para a conversa sobre o MMA faz parte do projeto do Sesc Thermas Toque de Letra, que visa evidenciar o trabalho de atletas ou ex-atletas que têm ações relevantes em sua modalidade esportiva, além de trazer escritores e jornalistas, provocando discussões sobre o esporte e sua importância enquanto fenômeno social.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.