Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Clodoaldo e Ádria Santos abrem Seminário de Esportes Inclusivos

Da Redação

Em 19/10/2018 às 13:53

Nos cinco Jogos Paralímpicos que disputou, Clodoaldo conquistou 13 medalhas

(Foto: Washington Alves/Divulgação)

A abertura oficial da quinta edição do Seminário de Esportes Inclusivos, Participativos e de Lazer ocorre na próxima quarta-feira (24), a partir das 17h, no Sesc Thermas de Presidente Prudente. A cerimônia será comandada pelo medalhista paralímpico na natação Clodoaldo Silva, e ainda terá bate-papo com a maior medalhista feminina da história do Brasil nas Paralimíadas, a velocista Ádria Santos.

O seminário será realizado de 24 a 27 de outubro, com minicursos, palestras e vivências de diversas modalidades de esporte adaptados que visam promover o aprimoramento do educador físico, de maneira que ele tenha subsídios para criar e executar atividades que contribuam para a inclusão das pessoas com deficiência no esporte.

“O objetivo é promover discussões e reflexões sobre o esporte para pessoas com deficiência. Nós vemos o seminário como uma grande oportunidade de fornecer para estudantes e profissionais da área subsídios teóricos e práticos para o trabalho com este público, que é cada vez mais participativo nos esportes de competição e recreação”, destaca o monitor de esportes do Sesc Thermas, Daniel Yonashiro.

Cerimônia de abertura

Na quarta-feira (24), após o credenciamento e a retiradas dos kits pelos participantes, às 19h terá início a cerimônia de abertura do Seminário de Esportes Inclusivos, Participativos e de Lazer. O mestre de cerimônias será ninguém menos que Clodoaldo Silva, também conhecido como Tubarão das Piscinas pela quantidade de medalhas que coleciona na carreira.

Clodoaldo Francisco da Silva Correa nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, em 1979. Por conta de uma falta de oxigenação durante o parto, teve paralisia cerebral, o que afetou seus membros inferiores.

Depois de passar por diversas cirurgias nas pernas, aos 16 anos começou a praticar natação como sugestão do fisioterapeuta. Com apenas dois anos de piscina, participou do seu primeiro Campeonato Brasileiro, conquistando três medalhas de ouro. Depois, foram cada vez mais conquistas.

Nos cinco Jogos Paralímpicos que disputou, conquistou 13 medalhas. Foram três de prata e uma de bronze em Sydney (2000), depois seis de ouro e uma de prata em Atenas (2004), um bronze em Pequim (2008) e uma prata no Rio (2016).  

Em três participações em Jogos Parapan-Americanos, levou cinco medalhas em 2003 (Mar del Plata), oito em 2007 (Rio de Janeiro) e seis em 2011 (Guadalajara). Nos três Campeonatos Mundiais que disputou, totaliza nove medalhas.

Outra presença de destaque é a da tetracampeã paralímpica Ádria Santos, que bate um papo com o público. A atleta perdeu a visão aos poucos, até ficar completamente cega, em 1994.

Nesta época, já tinha participado de provas de velocidade em duas edições dos Jogos Paralímpicos (Seul, em 1988, e Barcelona, em 1992), conquistando uma medalha de ouro e duas de prata.

Ádria encerrou a carreira com um total de 13 medalhas em Jogos Paralímpicos e até hoje mantém seu nome na história do esporte paraolímpico como a maior medalhista feminina da história.

Além disso, a cerimônia de abertura ainda conta com o Espetáculo Conexões, com a Cia. Circodança, que conta a história de um escritor que só consegue escrever uma carta de poesias quando é inspirado pela música que aciona suas memórias. Dez artistas dividem o palco igualmente com suas diversidades e eficiências.

Programação

Dentre as oficinas do Seminário de Esportes Inclusivos, a de Dança e Circo Inclusivos, no dia 25, ensina elementos da arte circense e da dança, adaptando movimentos para o universo de possibilidades para pessoas com e sem deficiência. Um dos vários workshops, o Treinamento Funcional para Pessoas com Deficiência, também no dia 25, promove um minicurso teórico e prático que prevê ações em busca de ampliar o repertório técnico para o trabalho com pessoas com deficiência em academias e outros espaços de atividades físicas.

Já o minicurso Jogos e Brincadeiras Através da Tecnologia Assistiva mostra as diversas possibilidades que a tecnologia assistiva oferece para ampliar o leque de habilidades funcionais para pessoas com deficiência.

Ainda há oficinas de Paracanoagem, Basquete sobre Rodas 3x3, Vôlei Sentado, torneio de futsal para surdos, uma palestra que esclarece como é feita a classificação dos níveis de deficiência para manter o equilíbrio dos competidores paralímpicos, e muito mais.

Serviço

A programação completa e inscrições podem ser conferidas pelo site: sescsp.org.br/prudente.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.