Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Talmir pede ao governo que implante trem-bala de São Paulo a Prudente

Reinaldo Ruas

Em 07/11/2008 às 19:22

O deputado federal aprovou na Câmara dos Deputados uma indicação para que o governo federal implante um trem-bala, ligando a capital do Estado à cidade de Presidente Prudente.

 

No documento encaminhado ao Ministério dos Transportes, Talmir Rodrigues (PV) justifica seu pedido ao dizer que cada vez mais o transporte ferroviário de alta velocidade “parece estar próximo de se tornar uma realidade no Brasil, buscando repetir experiências de sucesso existentes em várias partes do mundo chamado desenvolvido”.

 

Talmir cita que a Lei nº 11.297, de 9 de maio de 2006, oriunda da Medida Provisória (MP) nº 274, de 29 de dezembro de 2005, incluiu no Plano Nacional de Viação a linha férrea destinada à operação de trens de alta velocidade, interligando as capitais do Estado do Rio de Janeiro e do Estado de São Paulo e entre as cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba.

 

Já no presente ano, a MP nº 427, de 12 de maio de 2008, atribuiu à Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. a competência para, em conformidade com as diretrizes do Ministério dos Transportes e sob a coordenação deste, promover os estudos para implantação de trens de alta velocidade no Brasil.

 

“Os trens de alta velocidade já operam de maneira extremamente eficiente em diversas cidades do mundo, tendo como principais vantagens a segurança, a rapidez, a pontualidade e o menor dano ao meio ambiente. Seja no Japão ou na Europa, esse tipo de transporte de massa tem velocidade de até 300 km/h, baixíssimos índices de acidentes ou atrasos e emissão de gases de efeito estufa até dez vezes menor que a do transporte rodoviário”, comenta o parlamentar na indicação ao governo.

 

Para ele, estudos para a implantação do trem-bala da capital ao Oeste do Estado de São Paulo é fundamental, já que Prudente é importante cidade-pólo. “No trecho em comento, cabe ressaltar que para a operação do trem de alta velocidade poderia ser utilizada boa parte das linhas e da infra-estrutura ferroviária já implantadas, permitindo redução do custo de implantação do sistema”.

A resposta do Ministério dos Transportes à indicação já foi entregue ao deputado, mas assessores de Prudente e de Brasília não souberam informar o seu conteúdo. O deputado foi procurado pelo Portal, mas não foi localizado para falar sobre o assunto no início da noite desta sexta-feira.

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