Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Programação especial movimenta fim de semana prolongado em PP

Da Redação

Em 10/02/2018 às 10:05

Inimar dos Reis e Grupo Folias e Folguedos apresentam vários ritmos e manifestações de Estados brasileiros no espetáculo teatral Folias Brasileiras

(Foto: Divulgação)

Arte, folclore e um pouco da história do Carnaval contada durante quatro dias de folia no Sesc Thermas de Presidente Prudente. A programação tem início nestre sábado (10) ao ritmo do axé music que invade a Área de Convivência em show da Banda Bolero Freak. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população.

Unindo a diversidade existente dentro do próprio grupo, que possui integrantes com referências distintas, a Banda Bolero Freak sobe ao palco às 16h deste sábado pelo projeto Múltiplos Sons. Neste show, o grupo apresenta um repertório de joias musicais dos primórdios da axé music dos anos 1990.

Relembrando sucessos do passado, com arranjos repaginados e combinações excêntricas, a banda segue conquistando o público desde 2016. A Bolero Freak é composta pelos músicos Daniel Lotoy (voz e teclado), Abner Paul (bateria e percussão), Evandro Ferreira (violão e guitarra) e Renato Leite (baixo).

Para crianças

Um divertido espetáculo interativo liderado pela palhaça e cantora Renata Versolato é a atração para o público infantil na tarde de domingo (11), na Área de Convivência. Às 15h, a Charanga da Popota, de São Paulo, comanda uma apresentação musical onde os pequenos vão poder dançar e cantar ao som de marchinhas populares, músicas do cancioneiro infantil, brasileiro e sambas de raiz, com arranjos contemporâneos cheios de improvisações teatrais.

Composta por seis músicos, a trupe da "Charanga da Popota" promete levar o público a uma deliciosa viagem musical dentro de um universo totalmente lúdico.

Às 16h, a professora e artesã Ivonete Alves ensina aos pequenos a fabricação de bonecas abayomis, que são feitas com nós, oriundas da tradição afro-brasileira. As bonecas foram criadas na época da escravidão por mulheres negras utilizando pedaços de suas saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria. A atividade será no Quiosque do Sesc para crianças de até 12 anos.

Com vagas limitadas, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Central de Atendimento. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante a oficina.

A folia continua

Nos dias 12 e 13, segunda e terça, o Sesc Thermas abre das 9h às 18h e a programação gratuita é voltada ao público infantil, com dois espetáculos musicais: Folias Brasileiras e O Carnaval da Velha Fubica.

Na segunda-feira (12), Inimar dos Reis e Grupo Folias e Folguedos, de São Paulo (SP), apresentam vários ritmos e manifestações de Estados brasileiros no espetáculo teatral Folias Brasileiras. A encenação que envolve arte e folclore do ciclo carnavalesco brasileiro começa às 15h, na Área de Convivência.

"Da Bahia, vem o afoxé, samba de roda, carnaval das burrinhas. Já de Pernambuco, é forte o maracatu, frevo, caboclinho, mascarados e papangús. O samba-de-bumbo e marchinhas de São Luiz de Paraitinga estão presentes em São Paulo", explica o técnico de programação do Sesc Thermas, Nilo Mortara, sobre o espetáculo.

Com repertório diverso e músicas rearranjadas para o ritmo quente da folia, a Trupe Pitirilo, de São Paulo (SP), apresenta o musical O Carnaval da Velha Fubica na terça-feira (13). Às 15h, o grupo traz os frevos baianos tocados ao som das guitarras elétricas.

"É um espetáculo novo da Trupe Pitirilo, bem animado e para cima. A ideia é contar um pouco sobre as origens dos trios elétricos, nos anos 50, até os modelos atuais. O grupo já esteve aqui no Sesc com várias apresentações e foi sucesso conquistando o público", comenta Nilo.

Ele ainda dá uma dica para os pais: “Esses espetáculos funcionam como uma matinê para as crianças e, todos os anos, os pais costumam trazer os filhos fantasiados para curtir a folia. Então, quem quiser, pode seguir com a tradição”.

A história dos trios elétricos

A tradição começou com o Fobica, em 1950, em Salvador. Dois amigos, Adolfo Antônio do Nascimento (Dodô) e Osmar Alvares Macedo colocaram aparelhos de som em um carro Ford 1929, conhecido como "Fobica". Eles pintaram vários círculos coloridos como se fossem confetes no veículo e colocaram duas placas, no formato de violão, escrito "Dupla Elétrica". Dodô fez uma adaptação elétrica para usar a bateria de automóvel para alimentar o funcionamento dos alto-falantes instalados na Fobica.

No domingo de Carnaval daquele ano, arrastaram milhares de pessoas. Dodô e Osmar, em cima da fobica decorada e eletronicamente equipada, fizeram, assim, sua primeira aparição como os inventores do trio elétrico.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.