Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Deus e o Diabo na Terra do Sol encerra mostra no Sesc Thermas

Da Redação

Em 26/06/2018 às 09:14

Eleito o segundo melhor filme nacional de todos os tempos, longa de Glauber Rocha tem sessão às 19h30

(Foto: Divulgação)

Considerado um marco do Cinema Novo brasileiro e realizado em meio à Revolução de 1964, o filme "Deus e o Diabo na Terra do Sol" encerra a mostra Tropicália no Sesc Thermas de Presidente Prudente, nesta terça-feira (26).

Dirigido por Glauber Rocha, o longa-metragem entrou na segunda posição da lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos, feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). A sessão começa às 19h30, com entrada gratuita.

O filme estreou em três cinemas do Rio de Janeiro, no dia 10 de julho de 1964. Apesar de ter sido produzido no período da Revolução de 1964, o longa-metragem diz mais sobre o Brasil do ponto de vista de sua identidade do que sobre o período específico do golpe militar.

Indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1964, a obra é uma adaptação da peça ateia "O Diabo e o Bom Deus", de Jean-Paul Sartre, que com Glauber tropicaliza-se por meio de uma visão perspicaz sobre as relações entre religião e poder no sertão, além da violência, utilizada a serviço de um ou de outro.

No enredo, Manoel é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o em um briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa. O casal se junta aos seus seguidores do beato Sebastião, que promete o fim do sofrimento por meio do retorno a um catolicismo místico e ritual.

Com início às 19h30, a sessão encerra a mostra Tropicália que, ao longo do mês de junho, apresentou filmes representativos do movimento cultural que revolucionou a produção artística no Brasil, misturando manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.