Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc exibe documentário que retrata assédio contra as mulheres

Da Redação

Em 30/07/2018 às 16:53

Roteiro é baseado em muitos dados e pesquisas, além das histórias das três mulheres

(Foto: Divulgação)

Inspirado em campanha online de 2013,  o documentário “Chega de Fiu Fiu” retrata assédio contra as mulheres em sessão gratuita nessa terça-feira (31), no Sesc Thermas de Presidente Prudente. A exibição tem início às 19h30, pelo Cine Bosque. A entrada é gratuita

O filme mostra a história de Raquel, Rosa e Teresa, moradoras de três cidades brasileiras que, por meio de ativismo, arte e poesia, resistem e propõem novas formas de (con)viver no espaço público. Após a exibição do longa, uma das diretoras, Amanda Kamanchek, debate o tema.

Com um total de 73 minutos, o documentário retrata o dia a dia do trio de mulheres com vidas distintas, expondo como a violência de gênero é constantemente praticada no espaço público urbano. Desta forma, as diretoras Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão procuram especialistas para discutir sobre o assunto, buscando encontrar respostas e alternativas para uma questão fundamental: será que as cidades foram feitas para as mulheres?

O “Chega de Fiu Fiu” nasceu em 2013, como uma campanha lançada pelo coletivo Think Olga, que tinha o objetivo de combater o assédio sexual contra as mulheres nos espaços públicos. A iniciativa de Juliana de Faria, fundadora da organização, cresceu a ponto de ser criado um mapa com indicativos de locais em que o assédio era mais frequente.

As diretoras Amanda e Fernanda se inspiraram na ideia e decidiram fazer o documentário, abordando a temática da campanha, que também dá nome ao filme.

A obra promete uma visão completa sobre o assunto, investigando as causas, motivações e possíveis soluções para a violência contra o público feminino. O roteiro é baseado em muitos dados e pesquisas, além das histórias das três mulheres.

O filme será exibido no bosque do Sesc Thermas, com classificação indicativa livre. Em seguida, tem bate-papo "As Cidades Foram Feitas Para as Mulheres?", com a diretora Amanda Kamanchek.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.