Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Biblioteca Municipal completa 74 anos com mais de 84 mil obras

Da Redação

Em 13/12/2018 às 19:59

De acordo com o bibliotecário Murilo Tomiazi, o acervo conta atualmente com mais de 84 mil obras, incluindo livros, periódicos, CDs, DVDs, fitas cassetes, gibis, revistas, entre outras peças

(Foto: Iury Greghi/Secom)

Em 13 de dezembro de 1944, o então prefeito de Presidente Prudente, Domingos Leonardo Cerávolo, assinava a lei que criaria a Biblioteca Municipal Dr. Abelardo de Cerqueira César. Após 74 anos, o acervo bibliográfico cresceu, mas a missão permanece a mesma: oferecer aos cidadãos prudentinos acesso gratuito à literatura em seus mais diversos gêneros – literatura infantil, infanto-juvenil, romances, autoajuda, livros técnicos, históricos, biografias, etc.

De acordo com o bibliotecário Murilo Tomiazi, o acervo conta atualmente com mais de 84 mil obras, incluindo livros, periódicos, CDs, DVDs, fitas cassetes, gibis, revistas, entre outras peças. E engana-se quem pensa que as novas ferramentas tecnológicas afastaram o público das histórias em papel: são aproximadamente 67 mil acessos por ano, entre estudantes de ensino fundamental, médio e superior, pessoas que se preparam para concursos públicos, vestibulares, entre outros grupos.

Além disso, a biblioteca também desenvolve uma série de projetos paralelos de atendimento ao cidadão. Entre eles está o infocentro, que permite o acesso gratuito a computador com internet: são cerca de 6,5 mil acessos anuais.

“Outro projeto muito importante é o Tira Dúvida, em que a população pode se orientar com profissionais das áreas de português, matemática e geografia”, comenta Tomiazi. Há ainda o Projeto Carona, Projeto Lê no Ninho, Projeto Acessa Livros, entre vários outros, que contabilizam mais 40 mil acessos únicos ao ano. 

Este último projeto, aliás, é um dos mais inovadores da biblioteca, pois oferece uma série de obras literárias de graça para a população. “Não é um empréstimo, como os demais livros do acervo. Basta a pessoa escolher entre as obras disponíveis e levar para casa”, comenta Murilo. O projeto ocorre a cada 15 dias, sempre às quintas-feiras.

História

Dr. Abelardo de Cerqueira César é homenageado por ter sido ele o relator do projeto de lei que criou o município e comarca de Presidente Prudente. Doações de obras pertencentes à Academia Dr. Joaquim Murtinho foram responsáveis pelo início da biblioteca.

Em diferentes endereços

Em 1977, foi criado o “Palácio da Cultura Dr. Pedro Furquim”, que englobava a Biblioteca Municipal e os demais órgãos culturais do município. Em 2002, visando adequar o Palácio da Cultura à realidade de centro de informações, seu nome foi alterado para “Centro Integrado de Informação Dr. Pedro Furquim”.

No dia 16 de março de 2009, a Biblioteca Municipal Dr. Abelardo de Cerqueira César mudou-se para o Centro Cultural Matarazzo.

Serviço

O Centro Cultural Matarazzo fica na Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes. A Biblioteca Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h, e aos sábados, das 8h30 às 12h30.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.