Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Idosos vivenciam memórias musicais com acervo do Museu

Da Redação

Em 10/02/2020 às 16:55

Em grupos de 20 pessoas, o 'Projeto Emoções' é realizado todas as quintas-feiras no Museu

(Foto: Cedida/ Museu)

Realizado pelo terceiro ano consecutivo no Museu e Arquivo Histórico Prefeito Sandoval Netto, o ‘Projeto Emoções’ terá início nesta quinta-feira (13). A proposta é voltada para idosos, mas recebe pessoas de todas as idades.

“A iniciativa visa movimentar o acervo do Museu com mais de mil exemplares de disco de vinil e vitrolas, também reúne técnicas da psicologia e memórias musicais, que fizeram parte da história da pessoa. A intenção é aflorar memórias e trabalhar sentimentos de bem-estar na pessoa”, explica a professora e psicóloga do Museu, Norma Cecília Bizari Cavichioli Franzini.

O projeto que une memórias musicais e suporte terapêutico foi referência em ‘Boas Práticas’ durante 4º Congresso Brasileiro de Psicologia realizado em Curitiba/PR, no ano passado.



Em grupos de 20 pessoas, o 'Projeto Emoções' é realizado todas as quintas-feiras, das 14h às 15h30.

"O cronograma de atividades é elaborado de acordo com a demanda apresentada durante os encontros", diz.

Conforme a psicóloga, o projeto tem como objetivo o fortalecimento de vínculos sociais e afetivos para autonomia e autocuidado. "E sentimento de pertencimento, utilizando técnicas da psicologia, em conexão com o acervo de vinil. Possibilitando espaço de escuta entre os participantes, com elaboração da memória coletiva a fim de buscar elementos que permitam ressignificar o presente e implicar-se num projeto futuro", explica.

"A abordagem metodológica é a Psicologia Social Crítica caracterizada por postular a dialética sociocultural, como elemento fundante na construção do ser humano, considerando a força transformadora da consciência, que tem como pressupostos teoria e prática a metodologia transformadora. Outro ponto é a memória social e a subjetividade, compartilhada e transmitida de geração em geração", destaca.



Segundo ela, o Museu Municipal conta com acervo de vinil que compõe entre sua diversidade a memória coletiva.

"A música em sua totalidade como expressão fundamental da cultura humana, habilidade artística de combinar sons que enriquecem a alma humana, a qual constitui experiências emocionais compartilhadas", finaliza.

Serviço

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por pessoas com mais de 18 anos de idade. Mais informações pelo telefone: (18) 3223-9404.

O Museu Municipal está localizado na Rua Doutor João Gonçalves Foz, 2179, Jardim das Rosas.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.