Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Taberna Folk apresenta o melhor dos temas medievais em show gratuito

Da Redação

Em 22/03/2019 às 09:03

Banda viaja por diferentes épocas e países com sonoridades e ritmos que abrangem temas tradicionais medievais, germânicos, célticos e nórdicos

(Foto: Alan Polonis)

O Sesc Thermas de Presidente Prudente tem, neste fim de semana, uma programação voltada à Idade Média, com várias oficinas, contação de histórias nórdicas, show temático com o grupo ‘Taberna Folk’ e o espetáculo infantil Romeu e Julieta. Tudo de graça.

Com o intuito de resgatar músicas da velha Europa, o grupo Taberna Folk nasceu em Cosmópolis (SP), em 2008. A banda é adepta ao folk, ou “música folclórica”, expressão surgida no século 19, na Europa, gerada a partir do saber popular e repassada de geração para geração por meio da tradição oral.

Composta por Ricardo Amaro (violão, flauta, gaite de fole e voz), Karina Moreno (percussão e voz), Luis Henrique Romagnolo (violão, bandolim e voz), Bardo (violino, harpa e voz) e Hugo Taboga (percussão e flauta), a banda viaja por diferentes épocas e países com sonoridades e ritmos que abrangem temas tradicionais medievais, germânicos, célticos, nórdicos, entre outros.

“O objetivo do grupo é trazer para os tempos de hoje uma das melhores formas de diversão de nossos antepassados, trazendo o clima e a alegria das antigas tabernas”, destacam os músicos em seu site oficial. Além da temática medieval, o repertório do grupo contempla temas contemporâneos como trilhas sonoras de filmes épicos, além de músicas autorais.

O show será neste sábado (23), às 16h, com entrada gratuita. O Taberna Folk também participa do bate-papo 'Música de Outrora, Música de Agora', que acontece um pouco mais cedo no sábado; das 10h30 às 12h.

Nele, os músicos conversam com o público, de forma leve e acessível, sobre a origem da música; música medieval, folk e contemporânea; instrumentos de sopro, corda e percussão do passado e do presente. No Bosque, de graça.

Programação infantil

A criançada não fica de fora dessa viagem medieval com as 'Histórias Nórdicas', cujos personagens são Odin, Balder, Loki e Thor. Comandada pela Giralua Cia. de Artes, os deuses têm suas histórias cantadas pelos bardos das terras de vulcões e geleiras, passadas através das gerações.

Foto: Caro Brandão



Compondo a programação do Quintal de Histórias deste sábado (23), a contação tem início às 15h, no quintal e é gratuita para toda a família curtir.

Já no domingo (24), a Cia Talagadá traz o espetáculo Romeu e Julieta, que conta a história de cinco moradores de rua que em meio ao lixo, tralhas e tudo mais que é descartado pela sociedade, tentam subverter a situação por meio do universo lúdico, no qual suas figuras grotescas interpretam a si mesmas, utilizando-se de objetos, música e performance para recontar, a seu modo, o clássico Romeu e Julieta, de William Shakespeare.

Foto: Thiago Cardinali



Com figurinos e cenografia inspirados nas obras do artista Arthur Bispo do Rosário, o espetáculo começa às 15h, na área de convivência, gratuitamente.

Por fim, os pequenos participam do ateliê 'Portal dos Animais Fantásticos'. Nele, são convidados a passar por um portal do tempo para alcançar o mundo dos animais fantásticos. Algumas imagens dos bestiários medievais – manuscritos com a descrição e ilustração de animais, reais ou imaginários – estão dispostos nessa passagem.

Entre de um jeito e saia de outro no ateliê que acontece no domingo, das 13h às 14h30 e das 16h às 17h30, no quiosque. A atividade é gratuita e conta com classificação etária de 7 anos. A distribuição de senhas ocorre no local com 30 minutos de antecedência.

O Sesc Thermas é aberto ao público, fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.