Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Encontro promove atividades artesanais e culturais com idosos

Da Redação

Em 07/12/2016 às 10:00

Participantes serão recepcionados pela intervenção artística Rabo de Foguete, com o Grupo Rosa dos Ventos

(Foto: Camila Peral/AI)

O Sesc Thermas de Presidente Prudente recebe, sexta-feira (9), cerca de 100 idosos de Birigui, Catanduva, Rio Preto,  e também de Prudente, que se se reúnem para um dia de atividades culturais e esportivas.

Nesta edição, para receber os convidados Birigui, Catanduva e Rio Preto, o Sesc Thermas de Prudente preparou uma programação com várias atividades divertidas, educativas e de lazer. As vagas são para maiores de 60 anos, com inscrições limitadas. Os interessados podem procurar a central de atendimento da unidade, das 8h às 20h.

Manhã

Às 10h desta sexta, os participantes serão recepcionados pela intervenção artística Rabo de Foguete, com o Grupo Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente. Os idosos são abordados por diversos palhaços, recebendo aulas de dança búlgura, serenata e chorinho, e ficam no meio de números de malabarismo, acrobacias de solo e pernas de pau.

Os palhaços fazem telepatia adivinhando seus nomes e realizam uma série de paradas de mão, tudo acompanhado por música ao vivo feita com sanfona, pandeiro, saxofone, trompete, violão e pandeiro.

Em seguida, às 10h30, as piscinas termais ficam à disposição dos idosos, com atividades aquáticas e recreação livre, sempre com o acompanhamento dos instrutores de atividades físico-esportivas.

Tarde

A confraternização continua no período da tarde, com três opções de vivências a partir das 13h30:

Contação de História

A psicóloga Mariana Pereira de Vasconcelos, de Prudente, apresenta “O Conto da Anciã e a Colcha de Retalhos”, no qual é realizado um exercício de memória e cooperação. Enquanto é contada a história de uma mulher que parte em busca de confeccionar uma colcha para obter conhecimento, a plateia produz, simultaneamente, uma pequena colcha, na qual cada um adiciona um retalho.

O conto tem característica acumulativa, por isso a contadora só pode dar sequência ao próximo episódio da história se todos os participantes se lembrarem da sequência dos fatos.

Bordado Criativo

Com agulhas, linhas, tecidos, retalhos, tintas e materiais expressivos, os idosos narram experiências de vida em uma grande colcha. A cada retalho bordado, os participantes mostram os momentos mais felizes, tristes, segredos, tudo de forma poética e construído coletivamente.

A oficina Tecendo Sonhos conta com a participação do produtor de moda, figurinista, psicopedagogo e professor universitário Fabiano Menna, de São Paulo.

Memória Afetiva – Culinária Árabe

Ministrada pela atriz Valéria Arbex, da Cia. Teatral Damasco, de São Paulo, a oficina gastronômica Memória Afetiva ensina os participantes a prepararem três receitas árabes: pão com azeite e zátar, babaganuche e raha, além de conhecerem a história de cada uma delas, sua procedência e local de surgimento.

Ao enaltecer as origens da culinária árabe, a atividade busca combater o consumo fugaz e proporcionar um encontro que valorize a relação humana, a afetividade e o conhecimento.

Show

Para encerrar, a Banda N’Ativa sobe ao palco da área de convivência a partir das 16h para um show dançante, apresentando um repertório que passeia pelo bolero, samba, forró, xote, chá-chá-chá, salsa, mambo, flashback, anos 1960 e 70, entre outros sons.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.