Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc Thermas abre instalação sobre mulheres e tradições populares

Da Redação

Em 11/08/2014 às 08:12

Visitantes poderão se fazer retratar por algumas integrantes do projeto

(Foto: Cedida/AI)

Uma instalação que propõe um diálogo constante entre o pessoal e o coletivo, o grande e o pequeno, o íntimo e o revelado. O evento é destaque no Sesc Thermas de Presidente Prudente neste mês.  Parte do especial Retalhos da Cultura Popular, a instalação “Retrato: Substantivo Feminino” fica em exposição de 13 a 31, na área de convivência.

O ponto de partida deste trabalho assinado por Tatiana Devos Gentile e Laura Tamiana é encontro de olhares, de histórias, de percepções e de tempos. Para a abertura dessa instalação, será realizado um bate-papo com as idealizadoras do projeto na quarta-feira (13), a partir das 20h.

A área de convivência será tomada por retratos em vídeo, retratos em foto (em móculos), vídeo-correspondências, intervenção sonora e um dispositivo chamado de “Trocam-se retratos”, em que os visitantes podem se fazer retratar por algumas integrantes do projeto.

“A instalação leva o nome de substantivo feminino, pois traz mulheres que fazem parte de tradições populares que foram historicamente ocupadas por homens então elas se destacam por ser um novo gênero sendo protagonista nessas tradições populares e o que o público vai encontrar nas fotos são mulheres registrando sua prática, o fazer, essa cultura popular registrada por meio da fotografia e do audiovisual”, explica a técnica de programação responsável pela instalação Mariana Fessel.

As três residências artísticas que deram origem às imagens aconteceram em Condado, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, com mulheres do entorno do Cavalo Marinho, tradição característica da região e predominantemente masculina; no bairro Concórdia, em Belo Horizonte, com mulheres do Reinado, mais conhecido como Congado, integrantes da Guarda de Congo e Moçambique de Nossa Senhora do Rosário Treze de Maio e da Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário São Jorge; e em Piracicaba e Capivari, no interior de São Paulo, com mulheres do Batuque de Umbigada.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.