Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Atleta paralímpica de judô ministra aulas em cidades da região

Da Redação

Em 06/08/2019 às 16:12

Alana Maldonado ministra aulas de judô paralímpico gratuitamente

(Foto: Cleber Mendes)

O Sesc Thermas de Presidente Prudente, por meio do Paradesporto em Foco, projeto em rede que contempla em sua programação ações inclusivas para docentes e alunos, promove aulas abertas de judô paralímpico com a atleta de baixa visão Alana Maldonado. A ação ocorre nessa quarta-feira (7) e quinta-feira (8) nas cidades de Paraguaçu Paulista, Rancharia e Osvaldo Cruz.

Portadora de Stargardt – patologia degenerativa causada pela morte de células na porção central da retina – desde os 14 anos, Alana Maldonado não deixou de lado o sonho de ser tornar uma judoca, modalidade que pratica desde os quatro anos pela ACERT (Associação Cultural Esportiva e Recreativa de Tupã), interior de São Paulo.

Sua história com a paralimpíada começou em 2014, quando ingressou na faculdade. A estreia da paulista aconteceu nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, em que levou para casa a medalha de prata.

Dois anos mais tarde, a judoca participou do Campeonato Mundial de Judô Paralímpico, em Lisboa, Portugal. A competição lhe rendeu a medalha de ouro até então inédita para o país. Alana Maldonado se tornou líder no ranking mundial na categoria até 70 kg feminina.

A partir de quarta-feira (7), a atleta participa de uma ação formativa que passa pelas cidades da região e conta com um bate-papo sobre sua trajetória até chegar no esporte de alto rendimento, além de momentos práticos, em que as crianças poderão experimentar o judô de forma lúdica.

Para o técnico de programação esportiva do Sesc Daniel Yonashiro, o principal objetivo da ação concentra-se no aumento do número de possibilidades de atuação com os docentes a partir da discussão de perspectivas da modalidade.

“É um momento muito rico em que a gente consegue realizar e dar luz para determinada modalidade, no caso o judô, mostrando que é possível ser trabalhado com diferentes tipos de público, com ou sem deficiência”, comenta.

As aulas são livres e acontecem das 14h às 17h e das 19h às 21h, gratuitamente. Na quarta (7), Alana passa por Paraguaçu Paulista, no Centro de Treinamento de Judô Isaburo Suto, localizado na Avenida Siqueira Campos, 599, Centro.

O Ginásio Municipal de Esportes de Rancharia se torna palco da ação na quinta (8). O encontro é na Rua Marcília Dias, 246. A última cidade a receber a Campeã Mundial é Osvaldo Cruz, no Ginásio Municipal de Esportes João Torro Ovídio, na Rua Manoel dos Santos.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.