Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Com 260 pontos, Anastácio conquista Torneio Regional de Caratê

Cássio Oliveira e Redação

Em 22/11/2016 às 17:01

Venceslau reuniu cerca de 140 caratecas de 12 municípios durante torneio regional

(Foto: Cedida/Marcos Rogério da Cunha Garcia)

Em Presidente Venceslau, a quadra acostumada a sediar partidas do basquete feminino recebeu o Torneio Regional de Caratê Wadô-Ryu. Cerca de 140 caratecas de 12 cidades, sendo três convidadas do estilo Shotokan, atuaram nas modalidades katá (luta imaginária) e kumitê (combate). A delegação de Santo Anastácio somou 260 pontos e garantiu o título por equipes.

A turma anastaciana, sob o comando do professor Marcos Rogério da Cunha Garcia (Mineiro), faixa preta, 3º Dan, participou com 30 atletas de 4 a 39 anos. “Tivemos alunos da Academia Kime e de projetos sociais. A união de todos fez a diferença na pontuação. Agora, o mais importante é que o caratê Wadô-Ryu valoriza a formação do ser humano”, ressalta. Ao todo, o grupo alcançou 24 medalhas: 15 no kumitê (seis ouros, quatro pratas e cinco bronzes) e 9 no katá (dois ouros, quatro pratas e três bronzes).

Segundo Marcos Mineiro, o município contou com caratecas da Academia Kime, de dois projetos do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) – Educandário São José e Crescer –, ambos geridos por Maria Suzete Navarro Lima, e das ações socioeducativas da Divina Providência do Lar dos Meninos e Azul, esse último sendo apoiado pelos empresários anastacianos.

“São locais onde desenvolvemos a prática do caratê em Santo Anastácio. Esse triunfo em Venceslau significa que o esporte é uma ferramenta que transforma vidas”, enfatiza o professor, que atuou como árbitro no Regional, organizado pela Associação Kiai de Karatê-Dô Wadô-Ryu.

Além de orientar a representação de Santo Anastácio, Marcos Mineiro supervisionou os alunos de Ribeirão dos Índios e de Presidente Bernardes. Com a primeira cidade, que reuniu 11 praticantes do Espaço Amigo, terminou na sexta colocação, com 62 pontos. Coordenado por Pamela Aline Lozi, o projeto social é mantido pela prefeitura, por intermédio do Cras, sob a responsabilidade de Adriana Bravo.

Já com quatro caratecas, a Associação Bernardense/Kime assegurou a oitava posição e contabilizou 39 pontos. Os venceslauenses registraram 206 e foram vice-campeões. Pacaembu registrou 194 pontos e figurou em terceiro lugar na classificação geral.

Observação técnica

Promovido pela Associação Kiai, o Torneio Regional teve a supervisão da Organização Wadô-Ryu Karatê-Dô Renmei do Brasil – completou 60 anos, em 2016, de introdução do estilo no Brasil. O mestre Koji Takamatsu, faixa preta, 9º Dan, que trouxe a prática do Wadô-Ryu do Japão e atual presidente da entidade, Sérgio Takamatsu, faixa preta, 7º Dan, e Paulo José Martins Villalva, de Álvares Machado, diretor regional da FPK (Federação Paulista de Karatê) e da organização, observaram o desempenho dos caratecas.

Pedro da Silva Andrade, faixa preta, 4º Dan, vice-diretor da Organização Wadô-Ryu e responsável pela Associação Kiai, anfitriã da competição, aprovou o rendimento dos alunos. “O nível técnico foi excelente”, revela. Luiz Felipe Arakaki, de Venceslau, fez o juramento do atleta e ainda faturou a medalha de ouro no kumitê, S8, infantil, de 12 e 13 anos.

Apesar de ser um torneio exclusivo Wadô-Ryu, Pacaembu, Irapuru e Flora Rica, que praticam o Shotokan – outro estilo de caratê –, receberam o convite e competiram. O vice-prefeito de Venceslau, Osvaldo Ferreira Mello (PT), participou da solenidade de abertura. Conforme a organização, até o quinto colocado por município receberam troféus.

Regional de Caratê Wadô-Ryu

1º Santo Anastácio                       260 pontos
2º Presidente Venceslau             206 pontos
3º Pacaembu                                194 pontos
4º Irapuru                                          93 pontos
5º Presidente Epitácio                   92 pontos
6º Ribeirão dos Índios                   62 pontos
7º Emilianópolis                             43 pontos
8º Presidente Bernardes              39 pontos
9º Alfredo Marcondes                    35 pontos
10º Álvares Machado                     16 pontos
11º Flora Rica                                    9 pontos
12º Presidente Prudente        Não pontuou

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.