Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Do tatame para o quintal, Sesc Verão traz aula gratuita de judô

Da Redação

Em 06/02/2020 às 13:17

Modalidade é conduzida pelo professor e judoca Paulo Cesar

(Foto: Estevão Salomão/Sesc)

Honestidade, respeito, amizade. Esses são alguns dos princípios defendidos pelo código moral judoca, modalidade olímpica que pode ser experimentada no Sesc Verão entre esta quinta-feira (6) e sábado (8), de graça.

Para quem busca desenvolver o equilíbrio e o autoconhecimento, também tem aula aberta de hatha yoga no Sesc Thermas de Presidente Prudente domingo (9), às 10h.

Arte marcial

Conhecido como “Caminho Suave”, o judô é uma arte marcial japonesa de defesa pessoal oriunda do jiu-jitsu. Seu criador, Jigoro Kano, dedicou anos de sua vida ao estudo das formas de autodefesa e das explicações científicas para os golpes e, ao agrupá-los, deu origem ao novo esporte.

Kano foi o responsável por fundar o primeiro espaço voltado ao estudo e prática do judô, o Instituto Kodokan, em que “ko” significa estudo, “do”, caminho ou via, e “kan”, instituto; ou seja, “um lugar para estudar o caminho”. Nesse cenário, ele também elaborou um código moral sustentado por alguns princípios como coragem, honestidade, modéstia e respeito, que visam o crescimento pessoal dos praticantes.



A primeira aparição olímpica da modalidade aconteceu em 1964, nos Jogos de Tóquio. No Brasil, a popularidade do esporte deu-se, em grande parte, pela imigração japonesa e ainda no final da década de 60 foi fundada a Confederação Brasileira de Judô, reconhecida somente em 1972, quando o país conquistou sua primeira medalha olímpica.

Gostou de conhecer um pouco sobre história do judô? Mais legal ainda é praticar. Nesta quinta (6) e sexta (7), às 8h30, 10h, 17h e 19h; e sábado (8), das 10h às 12h, o professor e judoca Paulo Cesar ensina os movimentos básicos e exercícios relacionados à modalidade em uma aula aberta no quintal.

Respirar, meditar, relaxar

No domingo (9), também no quintal, o público participa da aula de ‘Hatha Yoga’, conduzida pela professora Edna Branco das 10h às 11h e, assim como o judô, gratuita.

A prática busca desenvolver nos participantes o equilíbrio e o autoconhecimento através de posturas, conhecido como asanas, e exercícios de respiração e meditação.



Serviço

O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.