Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudentina Valéria Kumizaki é ouro na Premier League de Istambul

Juliano Justo - TV Brasil

Em 15/03/2021 às 11:26

Valéria pulou na frente no placar com um yuko faltando 59 segundos para o final

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Nesse domingo (14), a carateca prudentina Valéria Kumizaki venceu a Premier League de Istambul na categoria até 55kg. Na decisão, a bicampeã pan-americana passou pela chilena Valentina Toro Meneses, atual líder do ranking mundial sub-21. 

Mas o duelo foi muito equilibrado. A paulista pulou na frente no placar com um yuko faltando 59 segundos para o final. E, a apenas nove segundos do encerramento, a oponente empatou a luta. Depois do placar final apontar 1 a 1, a brasileira foi declarada vencedora por ter feito o primeiro ponto do duelo.

No caminho até o título, Valéria Kumizaki bateu a suíça Melinda Michel na primeira luta por 4 a 0. Na sequência, derrubou a Sabina Zakharova, do Cazaquistão, por 1 a 0. Na terceira luta, a adversária foi a anfitriã Tuba Yakan. Placar ficou em 2 a 1 para a Valéria. E, na semifinal, a atleta de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, venceu a polonesa Dorota Banaszczyk, campeã mundial, por 2 a 0.

Depois da competição da Turquia, o circuito seguirá com a etapa de Lisboa. A capital portuguesa receberá entre os dias 30 de abril e 2 de maio a etapa da Premier League que substituirá o torneio de Rabat, no Marrocos. 

O evento africano estava programado para março de 2020, mas foi adiado por causa da pandemia e agora está agendado para o mês de outubro, depois da Olimpíada de Tóquio.

Além dos torneios oficiais do circuito mundial da Turquia e de Portugal, ainda devem contar pontos para o ranking olímpico, que fecha no final de maio, o Campeonato Europeu (em maio na Croácia). O Pan-Americano Sênior, previsto para ocorrer de 24 a 30 de maio em Curaçao, valerá apenas para o ranking mundial. Os pontos conquistados nesse torneio não contarão para a corrida olímpica.

Em busca da vaga

Atualmente, Valéria é a 17ª colocada no ranking olímpico da categoria até 55 kg. A atleta deve brigar pela vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio no Qualificatório Mundial, previsto para ocorrer entre os dias 11 e 13 de junho em Paris. Três vagas estarão em jogo no torneio francês. Outra chance da brasileira é se garantir no Japão através do ranking continental.

Vinícius Figueira, o outro brasileiro na disputa, acabou sendo eliminado por Assylbek Muratov, do Kazaquistão, por 1 a 0 na primeira luta da categoria até 67kg.

Nos Jogos de Tóquio, no kumite, (combate) , serão disputadas três categorias no masculino (-67 kg, -75 kg e +75 kg). Entre as mulheres, as categorias serão -55kg, -61kg e +61kg. Ocorrerá também a competição de kata (técnicas de ataque e defesa simuladas).

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.